Avenida Costa e Silva vai se tornar shopping a céu aberto

Por Antonio Cassimiro | 3/2/2006

Quem visitou Praia Grande nesta temporada e pretende retornar somente no próximo verão vai se surpreender com as interferências urbanísticas. No Bairro Boqueirão, por exemplo, a Avenida Costa e Silva ganhará um desenho moderno, com marquises, iluminação, floreiras, calçamento e outros componentes que transformarão o corredor comercial em um shopping a céu aberto. Um trecho piloto, na esquina da avenida com a Alameda Metropolitana, já está praticamente pronto.

O anúncio do projeto foi feito na manhã de hoje (3) pelo prefeito Alberto Mourão, em entrevista coletiva, na Prefeitura. A remodelação prevê eliminação da poluição visual e aumento do espaço para circulação de pedestres, iniciativa que acompanha padrões urbanísticos europeus.

Com o prolongamento das calçadas, que passam a ter 6,5 metros de largura, bares e lanchonetes poderão usar parte do passeio para a colocação de mesas e cadeiras padronizadas. “A finalidade é privilegiar o pedestre e, naturalmente, beneficiar comerciantes e clientes que diariamente circulam por esse centro comercial”, disse Mourão.

As vagas de estacionamento, hoje na diagonal, passam a ser paralelas à avenida, evitando problemas comuns no momento em que os motoristas precisam sair de ré, ocasionando lentidão no trânsito. As calçadas receberão novo piso, liso, para facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais e de carrinhos de bebê. Postes serão enfeitados por vasos de plantas e floreiras decorarão as calçadas em locais que não prejudiquem o fluxo de pedestres. “O público terá a mesma comodidade de um shopping center, onde as pessoas costumam ir em função da segurança e da própria estética visual”.

Câmeras - Para garantir a tranquilidade de comerciantes e pedestres, a Prefeitura vai instalar câmeras de vídeo a cada 70 metros. O trecho de 440 metros de extensão terá marquises em aço galvanizado branco com cobertura transparente em policarbonato. A iluminação atual será substituída por luminárias que cruzarão a avenida.

“A Prefeitura investirá cerca de R$ 2 milhões com calçamento, pavimentação e outros serviços. O custo total do empreendimento ficará em torno de R$ 4,5 milhões”. De acordo com o prefeito Mourão, os comerciantes terão de arcar com a fachada e adaptações visuais dos estabelecimentos.

Outros equipamentos que se destacam na reurbanização são os pergolados, estruturas treliçadas de aço em forma de arco, servindo de suporte para plantas trepadeiras. Cada estrutura cruzará a Costa e Silva nos trechos da Avenida Brasil, Rua Jaú, Alameda Metropolitana e Rua Dourados. No final da Costa e Silva, entroncamento com Avenida Castelo Branco, já na orla, haverá um chafariz ornamental. O traçado das vias neste local também sofrerá alterações, facilitando o fluxo de veículos e pedestres.

As melhorias contemplarão, ainda, o comércio nas ruas Jaú, Dourados e Ponta Porã. Na altura da Rua Pernambuco, está em fase de licitação o Espaço Vivência, que ocupará as instalações do atual Posto 2, do Corpo de Bombeiros. No local, funcionará uma ampla e moderna academia de ginástica gratuita para jovens e idosos.

“Esse espaço será multiuso e beneficiará jovens, que atualmente praticam exercícios físicos na faixa de areia de forma bem rudimentar; e também idosos, que poderão praticar atividades físicas e jogos de mesa em instalações bem mais confortáveis que as atuais”, disse Mourão.

Além das transformações anunciadas, o calçadão da orla da praia, na altura da Costa e Silva, também terá seu deck ampliado. O espaço, atualmente usado para jogos por aposentados, ganhará novo desenho e visual paisagístico.

“Nessa primeira fase, as obras serão executadas no trecho entre as avenidas Brasil e Castelo Branco. Na segunda fase, a reurbanização será estendida até a Rua Espírito Santo”, informou o prefeito.

Já a Avenida Brasil, na altura da Avenida São Paulo, deve se transformar em novo ponto turístico do Município. “Estamos em entendimento com artistas para darmos ao local uma bela aparência”, finalizou o prefeito.