Judô de PG tem três atletas entre os melhores do Brasil

Judocas da Cidade destacam-se no ranking nacional

6/12/2019

A equipe de judô de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer- SEEL e Judô Praia Grande) encerrou a temporada com três atletas entre os melhores do Brasil. Eles integram com destaque o ranking nacional, classificatória regida pela Confederação Brasileira (CBJ) visando à formação das seleções nacionais de base e adulta para competições, intercâmbios e treinamentos internacionais.

Na categoria sub-18, no peso meio-médio (66 a 73 quilos), Gustavo Santos Gomes fechou o ano na liderança da pontuação. No meio-pesado (81 a 90 kg), Carlos Eduardo Silva de Macedo garantiu a segunda colocação. Na classe adulta (sênior), no meio-leve (48 a 52 kg), a praia-grandense Tawany Gianelo da Silva fechou o ano na quarta colocação.

“Estes atletas tiveram uma temporada muito boa. Na verdade, toda a nossa equipe teve um 2019 competitivo de alto rendimento”, afirmou o técnico de Praia Grande Alberto Silva Bittencourt. “O mais legal é que são jovens que estão desde pequenos treinando com a gente, que valem ouro dentro e fora do tatame. Com certeza, eles merecem estar entre os melhores do Brasil porque a dedicação, esforço e comprometimento diário nos treinamentos são muito grandes”.

Os judocas de Praia Grande estão sob comando dos professores Alberto Silva Bittencourt, Rodrigo de Matos e Felipe César Camilo de Oliveira. O grupo municipal treina no Centro de Excelência Professor João Carlos Ribeiro Manso Júnior (localizado na esquina das ruas Arari e Carimbó, Bairro Tupi – anexo ao Ginásio Rodrigão - Avenida Presidente Kennedy, 5593, Bairro Tupi), de segundas as sextas-feiras, após as 17 horas.

Dados - Em 2019, Gustavo sagrou-se campeão pan-americano, brasileiro, paulista, brasileiro InterClubes, do Meeting Nacional, da Copa São Paulo, brasileiro (Jogos Escolares da Juventude) e paulista estudantil; e dos Jogos da Juventude. Foi vice-campeão brasileiro regional, quinto colocado no Campeonato Mundial sub-18 e na seletiva brasileira para 2020 na sub-21; foi sétimo colocado no Estadual sub-21. Participou de três etapas do Circuito Europeu (União Europeia de Judô - European Judo Union/EJU). Na Copa de Bremen, na Alemanha, faturou medalha de bronze. Na Copa de Berlim, também em solo alemão, terminou em quinto lugar. Na Copa de Coimbra, em Portugal, ele não terminou a competição entre os oito melhores.

Nesta temporada, sempre na categoria sub-18, Carlos – que tem bolsa educação-esportiva integral no Colégio Objetivo de Praia Grande (Bairro Tupi) - foi campeão brasileiro, nacional regional, paulista, estadual estudantil, da Copa São Paulo e dos Jogos da Juventude, vice-campeão do Meeting Nacional e sexto colocado nos Jogos Regionais.

Neste ano, Tawany sagrou-se campeã paulista, da Copa São Paulo e dos Jogos Regionais do Estado de São Paulo; foi vice-campeã brasileira regional, terceira colocada no Troféu Brasil e no Brasileiro Sênior; e integrou a seleção praia-grandense que foi vice-campeã dos 83º Jogos Abertos do Interior. Ao longo da carreira, ela conquistou todos os títulos possíveis na categoria de base (até 18 anos): campeã regional, paulista, dos Jogos da Juventude, Regionais e Abertos do Interior; sul-brasileira, brasileira, sul-americana, pan-americana, de etapas do circuito europeu, mundial sub-17; e ainda, paulista, brasileira e sul-americana escolar.