Venda de cartão do estacionamento rotativo Zona Azul de PG passa a ser feita digitalmente

Vendedores físicos e pontos de venda continuam atuando

9/12/2019

Para modernizar o sistema e agilizar o serviço de compra e venda dos tíquetes, o estacionamento rotativo (Zona Azul) de Praia Grande passará a funcionar de forma digital a partir de segunda-feira (16). Monitores do serviço estão passando por treinamentos e continuarão a realizar a atividade, porém agora através da ativação de um ingresso virtual (E-Tíquete). Desde a manhã do dia 9, panfletos informativos estão sendo distribuídos nos locais que contam com as vagas especiais informando as mudanças. A ação está sendo coordenada pela Secretaria de Trânsito (Setran) e a integração dos Pontos de Vendas ao sistema digital será feita gradualmente.

Atualmente, são cerca de 900 vagas neste sistema, reservando preferenciais a idosos e para pessoas com deficiência. A Zona Azul no Município funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 13 horas.

Com o novo sistema, para estacionar regularmente nas vagas da Zona Azul o usuário poderá ativar o E-Tíquete: pelos monitores (devidamente identificados); nos Pontos de Venda identificados nos comércios dos arredores; pelo aplicativo de celular “EstacionamentoFacil Praia Grande-SP” (disponível para IOS e Android); ou pelo site www.estacionamentofacil.com.br, escolhendo a Praça de Estacionamento da Zona Azul Praia Grande.

Depois dessa ativação, a placa do veículo estará registrada, regularizando o período de permanência na vaga. O usuário não precisará retornar ao veículo para validar o período ou deixar o tíquete em local visível, como ocorre no sistema convencional. O usuário do sistema Zona Azul pode comprar mais de um E-Tíquete, porém, conforme decreto municipal nº 4901 de 15/03/2011, não será permitida a permanência do veículo por mais de três horas, na mesma vaga, ainda que com o cartão novo.

As compras dos e-Tíquetes podem ser feitas junto aos vendedores monitores em dinheiro, no aplicativo com cartão de crédito e no site com cartões de crédito e de débito (conforme disponibilidade do Banco Emissor).

Se o veículo estiver na vaga irregularmente, um aviso de irregularidade será impresso e colocado em local visível, como o para-brisas, e estará passível de fiscalização pelos agentes de trânsito da Setran.

De acordo com a diretora da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego, Michele Rezende de Mesquita, as mudanças trarão mais agilidade ao sistema. “A zona azul visa proporcionar a democratização dos espaços públicos e consequentemente uma rotatividade de veículos, especialmente em locais de grande circulação de pessoas, como em centros comerciais. E agora, de forma digital, isso vai acontecer de maneira mais organizada”.

Valores – Praia Grande conta com o serviço de estacionamento rotativo, conhecido como Zona Azul, há mais de 20 anos. Atualmente, os valores do sistema são de R$ 2,00 para 1 hora e R$ 5,00, por 3 horas.