PG receberá mais de 800 pessoas no 9º Congresso Estadual de Saúde

Evento será realizado de 5 a 8 de abril

Por Nádia Almeida | 10/2/2006

O 9º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo deve reunir mais de 800 participantes em Praia Grande. O evento será realizado de 5 a 8 de abril por iniciativa do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP). A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde de Praia Grande, Eduardo Dall’Acqua, em reunião de planejamento para a realização do congresso.

Paralelamente ao congresso, serão promovidos o 20º Encontro de Secretários Municipais do Estado, o 6º Pré-Congresso e a 6ª Mostra das Experiências Exitosas dos Municípios. A programação e os temas das oficinas e palestras estão sendo definidos. A abertura oficial está marcada para as 20 horas do dia 6 de abril (quinta-feira).

“Esse congresso é fundamental para avaliação e discussão das questões da política de saúde no Estado”, afirmou Dall’Acqua. “Vai agregar todos os secretários. Aqui, vão discutir suas dificuldades, perspectivas”. Ele frisou que os participantes vão discutir de financiamentos à relação com o Estado e a União.

Praia Grande, que se destaca entre as cidades que mais investem no Programa Saúde da Família no País, deve expor o quanto se desenvolveu nesta área. “O Município assumiu a modificação do modelo de assistência. A atenção básica passou a ser a estrutura de todo o sistema. Também se buscou um profissional mais envolvido, que trabalha a responsabilidade sanitária. É um processo que Praia Grande está efetivando, mas que já mostra resultados, inclusive no vínculo com a própria comunidade.”

O evento será realizado nas colônias de férias da Federação dos Empregados no Comércio, Metalúrgicos e Gráficos, no Bairro Mirim.