Jornada Pedagógica debate sobre continuidade acadêmica com docentes

Profissionais comentam sobre desafios na busca do mestrado e doutorado

2/3/2020

A 10ª edição da Jornada Pedagógica, realizada pela Secretaria de Educação (Seduc), trouxe uma novidade esse ano. Nesta quinta-feira (27), os docentes puderam participar de rodas de conversa sob a temática “O Aperfeiçoamento do Professor da Rede Municipal de Ensino de Praia Grande”, com objetivo de mostrar os caminhos que podem percorrer para fazer mestrado e doutorado. O primeiro dia de atividades ainda contou com as apresentações das oficinas que concorrem ao Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso.

As rodas de conversa fazem parte do 1º Simpósio da Educação de Praia Grande. Os docentes se dividiram em seis salas da EM São Francisco de Assis, nos períodos da manhã e da tarde. Em cada bate-papo profissionais da rede que já possuem diploma de mestrado e doutorado compartilhavam com os participantes quais os caminhos percorreram, as experiências vividas e as dificuldades superadas até a conclusão acadêmica.

De acordo com a diretora da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento da Seduc, Marilena Ferreira, a ideia de propor um bate-papo sobre o tema surgiu para dar base aos docentes interessados em buscar aprimoramento acadêmico. “Os colegas que possuem mestrado e doutorado possuem formações em instituições públicas, privadas e alguns até mesmo fora do País. Então buscamos mostrar aos professores as diferentes realidades a fim de incentivar os demais”.

Em todas as rodas de conversas realizadas, um ponto principal foi enfatizado. “Mostramos aos participantes que, independentemente dos problemas que possam surgir no percurso, o principal passo para que o professor consiga dar continuidade a vida acadêmica está exclusivamente na vontade e determinação dele. Por consequência, uma vez concluído, com certeza surtirá reflexo em seu desempenho em sala de aula”, destacou Marilena Ferreira.

Para a diretora da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento, o aumento no número de profissionais da rede com diplomas de mestrado e doutorado reflete diretamente na qualidade de ensino dos alunos. “Hoje em dia tem muito mais valor o professor que é pesquisador e atuante, ou seja, que coloca em prática a sua tese. Isso porque foi um consenso nas rodas de conversas realizadas que essas pesquisar não devem ficar apenas na teoria guardadas na gaveta”, enfatizou.

Simultâneo – Enquanto a EM São Francisco de Assis recebia as rodas de conversas sobre aperfeiçoamento acadêmico, na EM Carlos Roberto Dias ocorriam as oficinas relacionadas ao Troféu Prêmio Professor – Práticas de Sucesso. Ao longo do dia, 19 docentes compartilharam com os demais colegas de profissão as iniciativas que apresentaram resultados significativos em sala de aula ao longo do ano letivo em 2019.

Entre os projetos apresentados estão ações voltadas à inclusão e atendimento do aluno com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), ao incentivo à prática da leitura e o protagonismo dos estudantes no processo ensino aprendizagem. Ao final de cada apresentação, os docentes que assistiram às oficinas avaliaram os trabalhos. Ao final, a atividade que conseguir maior nota vence o Troféu Prêmio Professor – Práticas de Sucesso.

Aprimoramento – Na 10ª edição, a Jornada Pedagógica da Secretaria de Educação ocorre nestas quinta e sexta-feira (27 e 28) e conta com a participação de mais de 1600 professores que atuam na rede municipal de ensino. Durante os dois dias de atividades, a Seduc proporciona aos docentes momentos de reflexão e aperfeiçoamento por meio de oficinas, palestras de roda de conversa.