Projeto Evasão Escolar de PG é referência para municípios vizinhos

CMDCA de Cubatão solicitou informações sobre trabalho realizado na Cidade

4/3/2020

Desde 1997, a Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande controla a frequência escolar dos alunos por meio do projeto Evasão Escolar. Desde então, o Município desenvolve uma série de atividades com intuito de garantir que os estudantes compareçam as aulas. Graças ao trabalho realizado, a Cidade registrou, em 2019, o índice de 0,56% de evasão escolar. As ações desenvolvidas servem de referência para outras cidades da região.

As assistentes sociais de Praia Grande, Catarina Aparecida Vitti Simões e Gardilhane Druzian de Castro, atenderam ao pedido do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA) de Cubatão para abordar a temática. O encontro ocorreu na última sexta-feira (28), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade vizinha. Participaram da atividade orientadores educacionais da Seduc local, bem como, conselheiros tutelares e membros do CMDCA.

Durante a conversa, as representantes da Seduc destacaram o trabalho realizado em Praia Grande ao longo dos mais de 20 anos. As assistentes sociais detalharam como funciona o fluxograma de ações, desde o preenchimento do controle quinzenal de faltas feito professores até as ações propriamente ditas como contato telefônico, visita domiciliar e encaminhamento ao Conselho Tutelar do Município, quando necessário.

Desde 2018, por meio da Portaria Seduc de nº 31, ficou determinado a realização do projeto de Evasão Escolar em todas as escolas da rede municipal de ensino e Praia Grande. As ações ocorrem em consonância com o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criadas pelo Governo Federal.

Em Praia Grande, os procedimentos abrangem os segmentos da Educação Infantil (pré-escola), do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo a assistente social Catarina Vitti, que atua no projeto desde a implantação, o convite para abordar a temática partiu do CMDCA de Cubatão, pois o município terá de desenvolver uma ação similar para garantir a frequência escolar dos alunos. “Por isso, destacamos todas as ações realizadas dentro do projeto Evasão Escolar, quais os resultados alcançados e os desafios que enfrentamos ao longo deste período”.

Mais nova dentro das ações desenvolvidas pelo projeto Evasão Escolar, Gardilhane Druzian, afirmou ser gratificante ver que o trabalho realizado em Praia Grande serve de referência. “Eles ficaram impressionados como o projeto ocorre na nossa Cidade e por já ser algo sistematizado, com diferentes procedimentos que adotamos em prol de garantir a frequência do aluno”.