XII Semana da Mulher tem arte, cultura e rodas de conversa em PG

Evento ocorre em diversos equipamentos da Cidade

10/3/2020

Meninas, adolescentes, mulheres adultas e que integram a melhor idade demonstraram a força do empoderamento feminino durante a abertura oficial da XII Semana da Mulher de Praia Grande. O evento, que é organizado pelo Conselho dos Direitos da Mulher (Comdim), a Ong Defesa e Cidadania da Mulher (DCM) e tem o apoio da Administração Municipal, ocorreu no Conviver Ocian, no Bairro Ocian.

O evento já é tradicional na Cidade e pioneiro na Região. Este ano o lema da semana é “Empodere-se”, por isso a ONG DCM apresentou o projeto “Meninas em Movimento”. A iniciativa atua com crianças e adolescentes mostrando que a arte e cultura fazem parte deste movimento feminino.

Logo após, foi a vez da Vovó do Rap, Ludimar Molina, e equipe agraciarem o público com leitura dramática sobre ser mulher. Na sequência, as alunas do Programa de Integração e Cidadania (PIC) e Centros de Apoio à Família do Educando (Cafes) agitaram a todos com uma apresentação de dança do ventre.

A presidente do Comdim, Vânia Gimenez, apontou que a XII Semana da Mulher de Praia Grande está sendo diferenciada. “Este ano estamos trazendo diversos eventos culturais para a abertura. Além disso estamos apresentando as meninas desde pequeninas a importância do empoderamento feminino. Desta forma, elas terão total conhecimento do espaço que devem ocupar na sociedade”, comentou.

A aposentada, Maria Alice Colognesi, já participou de outras edições da Semana realizadas na Cidade. Com toda sua experiência, acredita que iniciartivas como esta é o caminho para que a mulher ocupe o seu espaço na sociedade. “Desde cedo devemos ensinar as crianças sobre o respeito as mulheres”, disse.

A XII Semana da Mulher de Praia Grande segue até sexta-feira com uma programação variada. Confira mais detalhes:

12/03 às 15 horas - Homenagem às “mulheres atendidas e funcionárias”
Local: Lar São Francisco
Rua Joanna Imparato de Souza Ferreira, S/N° - Bairro Mirim

12/03 às 17 horas - Roda de Conversa sobre Empoderamento Feminino
Local: Ong Projeto Faces
Rua Eredina Martins Pereira, 61, Bairro Vila Sônia

13/03 às 19h30 - Encerramento
Coffee Break, Coral do Conviver Tupi, apresentação cultural do Programa de Integração e Cidadania (PIC), Danças Urbanas com o Projeto Meninas em Movimento e homenagens para as mulheres.
Local: Auditório Roberto Marinho
Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim.

Comdim – Implantado em 1999, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é responsável por elaborar e aprovar seu regimento interno, estimular, apoiar e desenvolver o estudo e o debate das condições de vida das mulheres de Praia Grande, formular diretrizes e promover políticas públicas visando eliminar todas as formas de discriminação que atinjam a mulher, entre outros trabalhos.

Todas as reuniões do Comdim ocorrem na Casa dos Conselhos, que é coordenada pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas. O equipamento foi desenvolvido com a meta de reunir todos os conselhos da Cidade incentivando a participação popular, as relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

O atendimento na Casa dos Conselhos ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O equipamento está situado na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.