Unidades sociais de Praia Grande reforçam cuidados aos moradores em situação de rua

Medidas visam proteger essa população contra o Coronavírus

25/3/2020

Considerando que as pessoas em situação de rua estão vulneráveis à contaminação da Covid-19 (coronavírus), Praia Grande tem intensificado os cuidados nas três unidades sociais do Município para esse público: Centro POP, Casa de Estar Ferdiano Alves de Oliveira e Abrigo Solidário Eliane Malzoni.

A Secretaria de Assistência Social (Seas) se concentra em ações de prevenção. Além de seguir as recomendações do Ministério da Saúde sobre tomar os devidos cuidados em manter a distância em filas e reforçar a higiene para diminuir o risco de contágio, os profissionais e voluntários das unidades realizam um trabalho fundamental, acolhendo de forma segura e orientando esse público sobre a importância da higiene pessoal e de evitar aglomerações. Todos os assistidos nas unidades recebem alimentação nutritiva e contam com um local para banho.

Segundo estimativas da Secretaria de Assistência Social, Praia Grande possui aproximadamente 270 pessoas em situação de rua. “Estamos unidos na prevenção ao Coronavírus. Praia Grande, que já fornecia apoio a esse público, tem desemprenhado seu papel, reforçando o cuidado e orientando cada atendido sobre a importância da prevenção”, ressaltou a secretária Gisele Domingues.

Cada uma das unidades de assistência aos moradores em situação de rua realiza um trabalho diferenciado. A Casa de Estar é uma Instituição de Acolhimento, onde a população encontra abrigo, alimentação e atendimento psicólogo e de assistência social. O espaço oferece meios para a reintegração social e todos são atendidos individualmente e direcionados para o serviço necessário. Saúde, para os casos de doenças e realização de exames de prevenção; emissão de documentos; encaminhamento para emprego; ou até mesmo o retorno para a família. O local tem capacidade para 38 pessoas.

Já o Centro POP é um espaço que tem como o foco atender a população em situação de rua que não deseja ficar abrigada. O local também oferece atendimento com assistentes sociais e psicólogos e conta com higienização e oferta de refeições. O espaço funciona no período diurno, de segunda a sexta-feira e tem capacidade para 60 pessoas.

O Abrigo Solidário Eliane Malzoni, por sua vez, recebe pessoas em situação de rua fornecendo alimentação e espaço para dormir. O espaço tem capacidade para 60 pessoas e o horário de entrada é das 19h às 22h. Antes de dormir, os acolhidos podem tomar banho e jantar. Após acordar, tomam café e deixam a unidade. O atendimento no abrigo é feito por voluntários e o local é administrado pela Associação de Promoção e Assistência Social Estrela do Mar (Apasem), ligada à Igreja Católica. O espaço tem capacidade para 60 pessoas.
Por conta da pandemia de coronavírus, por precaução, alguns voluntários do abrigo deixaram de frequentar o local. Assim, com a diminuição de voluntários, a administração decidiu parar temporariamente o preparo das refeições no abrigo. As marmitas já chegam prontas e cada atendido recebe seu alimento embalado e lacrado (no estilo marmitex).

Saúde – Quem também tem grande participação no atendimento a essas pessoas é a equipe do Consultório na Rua, programa desenvolvido pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap), onde os atendimentos são feitos em um veículo equipado com sala reservada, vacinas e exames. Esse trabalho também é realizado de segunda a sexta em todos os bairros da Cidade.