Calçadão da orla ganha nova iluminação

Prefeitura vai instalar 147 postes de 14 metros de altura do Boqueirão ao Mirim

Por João Carlos Miranda | 9/3/2006

A Prefeitura de Praia Grande está investindo R$ 1,2 milhão na remodelação paisagística de cerca de 11 quilômetros do calçadão da orla marítima, entre os bairros Boqueirão e Mirim. A obra compreende a substituição das floreiras da ciclovia por faixas gramadas e o replantio de metade dos coqueiros na faixa de areia, além de novo sistema de iluminação.

A alteração no paisagismo vai facilitar o acesso à praia e ampliar o campo de visão das câmeras de vídeo da Central de Monitoramento. A Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), responsável pelos serviços, também já concluiu a instalação das novas luminárias em trecho piloto nos bairros Mirim (três postes) e Boqueirão (12 postes). Ao final do trabalho serão 147 novos postes de 14 metros de altura cada um.
As novas luminárias, com oito lâmpadas metálicas de 400 watts cada uma, emitem luz clara e branca, segundo o chefe da Divisão de Iluminação Pública da Sesurb, Jorge Dias Pferdekaemper. “Realçam o colorido natural do local”.

Jorge Pferdekaemper destacou que as lâmpadas de multivapores metálicos têm grande fluxo luminoso e alta eficiência, produzindo muita luz para pouco calor. Atingem os 90 lumen/W (unidade de medida da intensidade de luz que incide em uma superfície qualquer). Sua vida útil varia entre 8.500 e 15 mil horas.

Melhor iluminação - A iluminação urbana exerce grande influência no cotidiano das pessoas e, segundo explicou o secretário da Sesurb, Sérgio Bonito, um bom projeto traz muitos benefícios à sociedade, como segurança, facilidade de orientação, valorização do bairro e integração entre as pessoas de uma comunidade.

“Praia Grande já vem executando projetos que ofereçam melhoria na qualidade da iluminação e economia para os cofres públicos, como o Projeto Reluz, desenvolvido nos anos de 2004 e 2005, onde foram trocadas 6 mil lâmpadas de vapor de mercúrio das vias da cidade por lâmpadas vapor de sódio (até quatro vezes mais eficientes e com maior vida útil). A mudança resultou em redução de até 37% no consumo de energia da iluminação pública da Cidade”. A chefe do Departamento de Manutenção e Serviços Públicos, Soraia Milan, informou que a obra está sendo executada com mão-de-obra da Sesurb.