Nova Escola de Surfe de Praia Grande é inaugurada e atenderá centenas de alunos

Unidade será utilizada por crianças e jovens do Programa SuperEscola

27/7/2020

A orla de Praia Grande está mais colorida. Pranchas de surfe, corais e até uma tartaruga passam a fazer parte da paisagem. Tudo isso porque a Prefeitura inaugurou a nova e moderna Escola de Surfe, localizada no Bairro Canto do Forte. Além de uma maior estrutura para abrigar as atividades de centenas de alunos do Programa SuperEscola, outro destaque fica por conta da fachada da unidade, com temática praiana.

A Nova Escola de Surfe recebeu o nome de Alex ‘Orelhinha’, em homenagem ao surfista praia-grandense Alex Ribeiro Nascimento, que tem 30 anos e sempre morou na Cidade. Atualmente, é um dos principais nomes da modalidade no País. O atleta iniciou aos 11 anos de idade sua trajetória vitoriosa no esporte na primeira fase da escolinha do Município.

“Estou muito feliz e orgulhoso com a homenagem. Minha história no surfe começou na escola da modalidade aqui em Praia Grande. Poder regressar aqui e ver essa evolução da estrutura esportiva da Cidade voltada para os jovens é incrível. Que as crianças possam aproveitar ao máximo este espaço. Que elas se divirtam. Quem sabe novas revelações do surfe mundial saiam daqui”, disse o surfista praia-grandense, segurando com orgulho uma réplica da placa de inauguração do espaço.

Alex Ribeiro vive um momento especial na carreira. Em 2019, o surfista garantiu acesso à elite do surfe mundial (32 melhores do mundo) no World Championship Tour (WCT). Na trajetória vitoriosa de sua carreira, tem no currículo sete títulos de etapas da divisão de acesso (2ª divisão) do surfe mundial – World Qualifying Series (WQS), além da conquista do Sul-americano sub-20 (pró-júnior) e profissional.

“Por tudo que o Alex representa para as novas gerações e jovens de Praia Grande e pela história que construiu a partir da escola de surfe que a Prefeitura disponibilizou, essa é uma justa homenagem. Ele é um espelho para os jovens, um exemplo do início lá atrás nas aulas da modalidade ofertadas gratuitamente na Cidade e a perseverança para alcançar um lugar entre os melhores do mundo”, comentou o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.

A inauguração, no sábado (25), contou com a participação, além do prefeito e do surfista, do subsecretário de Assuntos Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo, Cássio Navarro, do titular da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel) de Praia Grande, José Carlos de Souza, da presidente do Fundo Social de Solidariedade da Cidade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, além de professores de surfe do SuperEscola. Todas as medidas de distanciamento social, higiene e limpeza, como disponibilização de álcool em gel, além da obrigatoriedade do uso da máscara, foram seguidas. O evento foi transmitido pelas redes sociais da Prefeitura de Praia Grande.

A nova unidade tem aproximadamente 99,20 m², com 6,20m por 16m de área construída. A moderna escola foi instalada na área rebaixada do calçadão, no nível da faixa de areia, por isso, as rampas já existentes foram reformadas e readequadas seguindo padrões internacionais de acessibilidade.

Dentro do equipamento foram construídas áreas administrativas, armários, banheiros e vestiários (femininos e masculinos) adaptados, com chuveiros e sanitários acessíveis. Outra área implantada é a específica para guardar adequadamente as pranchas utilizadas nas aulas.

O lado externo do local foi cercado por painéis artísticos de 4,20 metros de altura, com temática praiana, que reproduzem em alto relevo coloridos cenários relativos ao oceano. E o entorno, entre a construção e os painéis, conta com piso emborrachado, que absorve melhor impacto e calor.

“A Prefeitura entrega um equipamento moderno e de qualidade, beneficiando assim os futuros alunos e professores também que terão um espaço confortável e adequado para realização das atividades. Importante destacar que a Cidade também já está construindo outra unidade do mesmo tipo no Bairro Caiçara. Em um primeiro momento, entre 500 e 600 jovens serão atendidos. A ideia é ampliar este número para, quem sabe, mil alunos”, adiantou o titular da Seel, José Carlos de Souza.

Aulas - O início das atividades na novo escola de surfe ainda não tem uma data prevista. A abertura das aulas depende dos desdobramentos do combate a pandemia da covid-19, que limita o desenvolvimento de algumas atividades reforçando o distanciamento social evitando assim um maior número de casos da doença.

SuperEscola – O programa atende gratuitamente alunos, de 7 a 17 anos, de escolas públicas e particulares, objetivando a inclusão social por meio do esporte e cultura, no contraturno escolar. São oferecidas atividades em polos sediados em diversas regiões da Cidade.