Oferta de ensino qualificado a alunos garante a PG melhores notas no Ideb 2019

Prefeitura aposta no investimento em infraestrutura e qualificação dos docentes

7/12/2020

A Prefeitura de Praia Grande tem como uma das principais prioridades garantir que as 77 escolas municipal ofereçam ensino de qualidade aos mais de 55 mil alunos matriculados na rede. Para alcançar o objetivo, o investimento em infraestrutura e qualificação dos docentes acontece de forma constante. Como resultado, a Cidade obteve as melhores notas, entre os nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativo à 2019.

Em setembro deste ano, o Ministério da Educação divulgou as notas do Ideb. Praia Grande ficou com as notas 6,6 para Anos Iniciais e 5,5 para Anos Finais, ambos do Ensino Fundamental. Para a subsecretária de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação (Seduc), Grace Paiva, o resultado alcançado pelos alunos na edição do Ideb de 2019 representa um trabalho longo realizado pela Administração Municipal nas duas últimas décadas.

“São diversos fatores que somados refletem neste cenário positivo”, explicou a subsecretária de Gestão Pedagógica. “Entre eles, o constante investimento na construção de prédios que garantem a oferta de uma infraestrutura adequada. Outro aspecto favorável diz respeito a qualificação dos docentes e servidores, permitindo assim que ofereçamos um ensino público de qualidade e nos avanços na aprendizagem dos alunos”.

Além da infraestrutura predial, a escolas municipais oferecem ferramentas aos professores para desenvolver aulas mais interativas e produtivas. Prova disso, são as tecnologias como as lousas digitais existentes em todas as mais de 800 salas de ensino. Completando o investimento em equipamentos de ponta, a Seduc distribuiu 3.640 tablets, sendo 2.240 equipamentos para atenderem os alunos nas escolas municipais e outros 1.400 para os docentes da rede.

A Secretaria de Educação também desenvolve algumas ações que favorecem à evolução na qualidade de ensino. Uma delas diz respeito às apostilas de material de apoio pedagógico produzidas pela rede de ensino para alunos do Infantil I ao 9º ano do Ensino Fundamental. Outros aspectos como as avaliações institucionais internas realizadas a cada três meses, a análise sistêmica dos dados informativos das escolas e o intenso trabalho no combate a diminuição da evasão escolar somam aos fatores que elevam o potencial da educação no Município.

Evolução – Na edição do Ideb 2019, o desempenho apresentado pelos alunos dos Anos Iniciais foi superior a meta estabelecida pelo MEC para 2021. Com a nota de 6,6, o Município ficou 0,2 acima da meta prevista para a próxima edição do Ideb que será de 6,4. Comparando a performance dos estudantes praia-grandenses com as notas relacionadas à prova anterior novo resultado satisfatório. Em 2017, Praia Grande atingiu a marca de 6,4, uma evolução de 0,2 para 2019.

Na comparação com as demais cidades da Baixada Santista, Praia Grande garante a nota mais alta com 6,6 para anos iniciais. Bertioga apresenta o segundo melhor desempenho ao alcançar a marca de 6,5 pontos, ficando 0,7 acima da meta que era de 5,8. Logo após vem Itanhaém com o resultado de 6,2, 0,1 a mais do que o determinado como meta pelo MEC.

Nos anos finais, Praia Grande novamente ficou com a melhor marca entre as cidades da Baixada Santista, com a nota de 5,5. Logo após, Itanhaém e Guarujá apresentaram a marca de 5,4. Entretanto, mesmo com o desempenho satisfatório, a Cidade ficou 0,4 pontos abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Educação para esse segmento, que era de 5,9.

Histórico – O IDEB é o principal indicador utilizado pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para avaliação da qualidade da Educação no País. Criado em 2007, baseado em uma escala que vai de zero a dez, sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e média de desempenho nas avaliações do Inep, Saeb e Prova Brasil.A série histórica de resultados do IDEB se iniciou em 2005, a partir de quando foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação.

A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6,0 em 2022.