Prefeitura investe na reurbanização da área da estátua de Iemanjá

Local ganhará espelhos d’água e coqueiros

15/3/2006

A Prefeitura de Praia Grande está investindo cerca de R$ 150 mil na reurbanização da área onde está instalada a imagem de Iemanjá, considerada pelos adeptos da umbanda a “Rainha do Mar”. Há mais de 30 anos na Praia Mirim, a estátua, de oito metros de altura, sofreu vários atos de vandalismo, com a destruição inclusive de uma das mãos. O objetivo da Administração é transformar o local em atração turística, com a adequação do espaço para a colocação de velas e o ordenamento do fluxo de visitantes.

O prefeito Alberto Mourão informou que a obra integra o projeto de restauração de monumentos da Cidade e de criação de locais que possam atrair mais turistas. Dentro desse processo, já foram iniciados estudos para mudanças na estátua de Netuno, na Praia Ocian, e de construção de obra artística na Praia do Forte, para homenagear pescadores.

“Além de representar um símbolo religioso, o monumento já se consolidou como um ponto turístico de Praia Grande. No entanto, estava degradado e provocando até impacto negativo por sua utilização inadequada, com a colocação de velas e flores em locais não apropriados”, informou Mourão. Segundo o prefeito, a intenção do Município é destacar o potencial turístico do local. Por isso, o projeto foi concebido de forma a ordenar a visitação.

Projeto - O coordenador de projetos especiais da Prefeitura, arquiteto Luiz Fernando Félix de Paula, disse que a obra vai valorizar o local, inserindo novos equipamentos, de forma a adequar o espaço à
concepção da urbanização da orla.

“O projeto transforma o local em um equipamento turístico. Estará integrado à urbanização da orla, à reurbanização da Avenida dos Sindicatos e ao Posto de Informações Turísticas”, disse Luiz de Paula.

Em dezembro, quando é realizada a festa em homenagem a Iemanjá, cerca de 20 mil pessoas visitam o local. No final deste ano, os visitantes encontrarão a imagem recuperada e com nova pintura. A escultura repousará sobre um conjunto formado por dois espelhos d’água, um junto à areia e outro suspenso, na altura do calçadão da orla. À volta dos espelhos d’água haverá local apropriado para acender velas. O conjunto se completa com cascata.

O sistema de iluminação, com luminárias submersas na lâmina de água, terá foco direcionado à estátua. Já o piso será revestido com pedra miracema. A área também receberá coqueiros. A obra deve ser concluída até o final de maio.