Remodelação deixa a Avenida Presidente Castelo Branco de cara nova

Melhorias contemplam trecho entre as Ruas Dr Roberto Shoji e Londrina

31/12/2020

A Avenida Presidente Castelo Branco (via da praia), na altura da Avenida Presidente Costa e Silva, no Bairro Boqueirão, está de cara nova. O trecho foi remodelado e entre as melhorias realizadas, que visam garantir mais fluidez viária na principal área comercial da Cidade, incluíram abertura de trecho da via, faixas duplas e canteiro central. As melhorias contam ainda com alterações no trânsito das ruas arredores e revisão na acessibilidade do local. A remodelação completa abrange o trecho entre as Ruas Dr Roberto Shoji e Londrina, em um total de 330 metros. A entrega oficial da obra aconteceu na manhã da desta quinta-feira (31), sem solenidade oficial.

A ação foi desenvolvida pela Subsecretaria de Projetos Especiais e executada pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). Todas as melhorias viárias no trecho estão sendo coordenadas pela Secretaria de Trânsito (Setran).

O local recebeu canteiro central com 7 metros de largura, com novo paisagismo. Com isso, o retorno viário para quem segue pela Avenida Costa e Silva querendo acessar a praia deve ser feito na altura da Rua Roberto Shoji e, no sentido oposto, os motoristas seguirão pelo desvio próximo à Rua Londrina.

Antes da remodelação, a avenida da praia era interrompida na altura da Rua Pernambuco, tendo que realizar o retorno pela Alameda Metropolitana. Por isso, a remodelação contemplou a abertura total da via, que agora conta com faixas duplas de rolamento de veículos nos dois sentidos da avenida.

Os pedestres também foram contemplados com as obras já que todo o trecho está recebendo novas faixas de pedestres, inclusive duas novas faixas elevadas (com a guia elevada na altura do nível da calçada), na altura da Avenida Costa e Silva e Rua Roberto Shoji, que se somam a outra que já existia próxima à Rua Londrina.

Toda a remodelação contempla ainda uma reforma no Vivência para 3ª Idade do Bairro Boqueirão, localizado no calçadão da praia, na altura da Rua Pernambuco; também a criação de nova rampa de acessibilidade ligando a calçada com a faixa de areia e, ainda, futuras novas sedes para os Bombeiros e do Posto de Informações Turísticas (PIT).

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, destacou que as mudanças melhoram o fluxo viário não somente na avenida da praia, mas em todo arredor. “As obras beneficiam todo o sistema, uma vez que não será mais necessário realizar retorno pela Rua Pernambuco. Além disso, todo o trabalho ajudou a organizar a mobilidade urbana do local, beneficiando pedestres e condutores de veículos em geral”.

Com as mudanças, o trânsito dos arredores também passou por melhorias. Uma vez que não é mais necessário o retorno viário por quem seguia pela Avenida da Praia, no sentido Canto do Forte/Boqueirão, os semáforos localizados na altura da Alameda Metropolitana e no cruzamento das Ruas Pernambuco e Bahia foram desligados devido ao fluxo baixo de veículos. As Ruas Ponta Porã e Dourados também passaram por alterações, com inversões no sentido de circulação de veículos.