Subsecretaria de Ações da Cidadania atende em novo endereço

Equipe realiza atendimento ao público na Rua Xavantes, nº 51, Bairro Tupi

10/2/2021

A Subsecretaria de Ações da Cidadania de Praia Grande está atendendo em novo endereço. A partir de agora, munícipes e responsáveis por Associações de bairro e entidades não governamentais podem procurar o setor na Rua Xavantes, nº 51, no Bairro Tupi. O atendimento físico ocorre de segunda a sexta-feira, das 8:30 às 17:30 horas. O agendamento pode ser feito pelo telefone (13) 34965301.

A Cidadania é responsável por aproximar a população da Administração e organizar projetos, eventos e serviços públicos em parceira com as secretarias municipais. O setor atende munícipes, oferece suporte técnico e documental a entidades não governamentais, faz a ponte entre entidades como Rotary Clube e outras associações e protocola ofícios de associações de bairros, auxiliando junto aos setores responsáveis na resolução dos problemas de ruas e espaços públicos. Atualmente, estão cadastrados na Subsecretaria 51 associações de bairros e 749 entidades não governamentais religiosas, esportivas e sociais.

O subsecretário de Ações e Cidadania, Claudino Pacheco Filho, o Tico, destacou que a nova sede está bem localizada, possui espaços como mini auditórios, salas para reuniões e está próxima dos conselhos municipais. “Nós da Cidadania fazemos a ponte entre munícipes e Prefeitura. Somos a porta de entrada para informações e serviços municipais e auxiliamos as associações e organizações sociais da cidade”.

Ele afirmou ainda que a Subsecretaria realiza um trabalho em todos os bairros da Cidade. Para isso, além do atendimento na sede, o setor conta com equipes que visitam as regiões da cidade diariamente, realizando vistorias e visitas a munícipes, entidades e associações. Para agilizar os trabalhos, o setor dividiu a Cidade em 4 setores, cada setor conta com servidores responsáveis. O setor “A” contempla Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina, Sítio do campo, Glória e Vila Sônia; o Setor “B”, Aviação, Tupi, Ocian, Antártica, São Jorge, Caieiras e Tupiry; o setor “C” atende Ribeirópolis, Esmeralda, Samambaia e Melvi; já o setor “D” é responsável por Mirim, Maracanã, Caiçara, Real, Flórida, Solemar, Cidade da Criança, Princesa e Imperador.

“Os principais projetos desenvolvidos pela pasta são o ‘Falando com a Comunidade’, que promove reuniões nos bairros para ouvir as demandas locais e buscar soluções; ‘Ação Integrada’, para compartilhamento de ideias, reivindicações e sugestões, que promove a troca de experiências entre associações, ONGs e a Administração; e ‘Ação Cidadania’, um mutirão de serviços públicos de saúde, lazer, emissão de documentos, etc”, mencionou o subsecretário.

Em virtude, da Pandemia, todos esses eventos foram suspensos, sem previsão de retorno, no entanto, enquanto a situação não for normalizada, a equipe da Subsecretaria tem realizado visitas semanais nos bairros, atendendo as demandas populares.
Só no ano de 2019, a equipe da Cidadania realizou 518 visitas e vistorias e 2356 atendimentos. A equipe da pasta também foi responsável por realizar 31.802 apontamentos para o mutirão de serviços Cidade Total.

O ano 2020 foi diferente, já que com a pandemia do novo coronavírus diversos serviços presenciais foram suspensos. Mesmo assim, os funcionários do setor se reinventaram. Além das 564 visitas e vistorias e 721 atendimentos, os servidores desempenharam funções fundamentais no trabalho da Assistência Social da Cidade. Todos trabalharam no recebimento, organização e entrega de cestas básicas às famílias impactadas pelo novo coronavírus e distribuição de materiais para confecção de máscaras de tecidos que foram doadas à população carente da Cidade.