Biblioteca oferece 18 mil títulos

Gibis e fitas de vídeo também fazem parte do acervo

Por Ana Flávia Scarelli | 21/3/2006

Harry Potter, O Senhor dos Anéis e Código da Vinci ao lado de outros títulos de escritores conhecidos internacionalmente, como Paulo Coelho e Jorge Amado. As prateleiras repletas de livros famosos não pertencem a alguma livraria, mas sim à Biblioteca Municipal Presidente Médici, de Praia Grande.

Lá é possível encontrar mais de 18 mil títulos, de literatura brasileira a livros técnicos e didáticos, além de enciclopédias e o melhor do publicado no exterior. Com 4.300 usuários cadastrados, a biblioteca é fonte de pesquisa para estudantes de todos os níveis e também empresa seus títulos gratuitamente.

Apaixonada por livros, a psicopedagoga e responsável pela biblioteca, Cristina Aparecida Carvalhaes Soto, conta que os livros de literatura têm maior procura, mas o movimento oscila de acordo com o calendário escolar. Nos meses letivos, de março a junho e de agosto a novembro, os campeões são livros didáticos e de pesquisa. De dezembro a fevereiro, eles voltam para as estantes e dão lugar aos títulos de ficção e romance.

Além dos livros, a biblioteca conta com cerca de 300 gibis e 100 fitas de vídeo, e mensalmente abriga o Café Poético, um encontro da Casa do Poeta de Praia Grande aberto à comunidade.

“Queremos movimentar ainda mais a biblioteca. Algumas pessoas chegam aqui e se surpreendem com a qualidade do acervo”, informou Cristina Aparecida. “Vamos implantar o projeto “Na Onda da Literatura” e uma das atividades é justamente o estímulo da leitura a partir da impressão de outros leitores. Os usuários farão uma lista mensal, indicando livros. Outra lista deverá ser composta pelos funcionários, indicando gênero, autores e a qual área o livro pertence”.

Cristina afirma que o hábito da leitura deve começar cedo. “A pessoa que lê adquire experiência de vida. Cada livro é uma viagem e o leitor acaba sabendo conversar sobre diversos assuntos”. Mas reconhece que o amor pela literatura deve ser estimulado com uma obra que interesse ao leitor. “O hábito deve ser criado com um ‘abre leque’, um livro que desperte o interesse e que o mostre o prazer que existe em ler”.

Segunda a psicopedagoga, a leitura também relaxa. “Acabamos por entrar em outro mundo. Com um bom livro, imaginamos cheiro, sabores, e passamos a nos relacionar com as personagens. Saímos da realidade.”

Doações – O acervo da biblioteca é composto por doações. “Aceitamos qualquer tipo livro. Quando recebemos, fazemos uma triagem. O que não servir para a biblioteca é colocado à disposição de escolas municipais e estaduais, bibliotecas comunitárias e até encaminhado para outros municípios”.

Cristina informou que a biblioteca recebe cerca de 1.200 livros por mês, mas ainda tem carência de romances e gibis, que têm grande procura. “Em época de vestibular, temos lista de espera para literatura”.

De acordo com a psicopedagoga, a maioria dos livros retorna em ordem. “Quando há perda do livro, a biblioteca pede que o usuário leve o mesmo título para que o acervo seja mantido”.

Restaurações – Quando um livro começa a apresentar folhas soltas, rasgadas, sem condições de uso, é restaurado. Alguns funcionários foram capacitados num curso de noções básicas, ministrado pela Secretaria de Cultura do Município.

História - Criada há mais de 20 anos, a Biblioteca Municipal Presidente Médici já funcionou em dois locais: Escola Estadual Reynaldo Kuntz Bush e ao lado da Escola Municipal Manoel Nascimento Júnior. Em 1992, passou a ocupar as atuais instalações. No final de 2002 foi reformada e ampliada. Hoje conta com espaço amplo para atendimento e guarda do acervo.

A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Para retirar os livros, o usuário deve possuir cadastro elaborado com a apresentação de documentos pessoais e comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone).

São disponibilizados dois livros por quinzena. O pedido pode ser renovado, ou não, dependendo da procura pelo livro. “Alguns livros têm fila de espera”, informa Cristina. Menores de 14 anos, desde que autorizados, podem utilizar a carteirinha dos pais. A Biblioteca Municipal Presidente Médici fica na Rua Cornélio Procópio, 267, Boqueirão. Outras informações pelo telefone 3591-7845.