Empresária investe em inclusão social, ecologia e turismo

Parceira da Prefeitura, Sandra Giannetto foi indicada ao Mulher Empreendedora

Por Nádia Almeida | 27/3/2006

Foto Indisponivel

Na esquina das avenidas Costa e Silva e Castelo Branco, um dos pontos mais movimentados do Boqueirão, o restaurante Habib´s se destaca por desenvolver ações comunitárias e dar oportunidade a pessoas que não teriam chance no mercado de trabalho. Apontada como exemplo de responsabilidade social por sua iniciativa inovadora, a proprietária do estabelecimento, Sandra Giannetto, foi uma das candidatas ao Prêmio Mulher Empreendedora do Sebrae.

“Neste ano, recebi 20 estagiários que não tinham onde praticar o que aprenderam na teoria”, afirma a empresária que dá oportunidade aos alunos de escolas de educação especial e do curso mantido pela Secretaria de Promoção Social e ministrado pelo Senac a jovens carentes, dentro do Programa de Educação para o Trabalho (PET). “As empresas deveriam ser sempre amigas da comunidade”.

Ao perceber que muitos clientes eram visitantes procedentes até de outros estados, Sandra procurou o secretário de Turismo, José Alonso Júnior. Em mais uma parceria com a Prefeitura, ela inscreveu 60 funcionários que lidam com o público no Curso de Capacitação de Atendimento ao Turista.

“Os clientes perguntavam sobre a localização do Forte Itaipu e de outros pontos turísticos, queriam saber como embarcar no ônibus double deck, e, algumas vezes, os funcionários não sabiam informar. Hoje, todos estão capacitados a dar informações turísticas e isso é um plus no atendimento”, relata.

Outra iniciativa foi o estímulo à conscientização ambiental da equipe. Sandra equipou a cozinha com lixeiras diferenciadas para coletar o material reciclável e adotou produtos de limpeza biodegradáveis. Os recursos obtidos com a venda dos recicláveis são empregados na compra de bicicletas e ovos de Páscoa, sorteados entre os funcionários.

Quando questionada por que decidiu abrir a loja em Praia Grande, a empresária conta que nunca deu valor aos falsos alertas sobre a questão da segurança. Atualmente, na tela do computador de sua casa, acompanha o fechamento das portas do restaurante ao final do expediente. As imagens são captadas pelas câmeras da Central de Monitoramento do Município. “Que outra cidade me oferece isso?”, desafia. “Em Praia Grande, o poder público se faz presente em todos os setores.”

Sobre a Administração Municipal, Sandra elogia o fato de o prefeito Alberto Mourão sempre estar atento aos projetos inovadores e executar obras públicas arrojadas: “A Cidade respira novidade”.

Parceria - “Ela está sempre envolvida nas questões sociais. É uma grande parceira da Prefeitura”, disse a secretária de Promoção Social, Maria del Carmen Padin Mourão, a Maruca, presidente do Fundo Social de Solidariedade. “Sandra sempre abre espaço para os jovens que estão tentando ingressar no mercado de trabalho. É uma empresária que se mostra preocupada com o bem-estar da coletividade”.

A secretária espera que outros empresários sigam o exemplo de Sandra Giannetto. Uma das formas de colaborar é realizando doação ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente por meio do Imposto de Renda (IR). “Muitas vezes, as pessoas acham que estão pagando por isso, mas será reduzido no IR”, salienta. “Existem muitas maneiras de ajudar; não se pode esperar tudo do poder público. A sociedade tem de se unir, dar as mãos e tentar colaborar da melhor forma possível.”

Colaboradores - A Sepros, segundo Maruca, conta com grande número de colaboradores, especialmente voluntários. “O trabalho social é difícil; muitas vezes as pessoas não têm acesso, não conhecem. Quando elas vêm aqui, se deparam com uma cozinha experimental lotada, com 60 pessoas, que buscam capacitação para gerar renda, entre outros projetos. Acho que isso é social: não dar o peixe, mas ensinar a pescar”, prossegue. “Depois que a gente começou a divulgar esse trabalho, trazer as pessoas aqui, mostrar como funciona, muitas vieram se inscrever para o trabalho voluntário. Hoje temos um grupo grande de pessoas em várias áreas, dando um pouco de si.” Quem deseja colaborar com algum trabalho social pode ligar para 3473-3343.