Guarda Civil Municipal orienta mais de 6 mil pessoas em quatro dias

Ações acontecem principalmente na orla e Avenida Costa e Silva

16/4/2021

Quase 6,5 mil pessoas foram orientadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) a respeito das regras voltadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 de segunda a quinta-feira desta semana. O foco dos trabalhos, durante a fase vermelha do Plano São Paulo, do Governo do Estado, foi o horário permitido para a prática de atividades físicas individuais e a proibição de colocação de cadeira e guarda-sol.

O uso incorreto ou a falta de máscara também foi alvo do trabalho de orientação da corporação, que para quem não esteja usando a proteção corretamente, entregando inclusive panfletos informativos sobre a importância da máscara, do uso do álcool em gel e do distanciamento social como formas de prevenção à Covid-19.

Na segunda-feira (12), foram 1.518 pessoas orientadas; na terça (13), foram 1.117; na quarta (14), 1.727; e na quinta-feira (15), foi o dia com maior número: 2.023. Os dados desta sexta-feira (16) devem ser contabilizados apenas no final do expediente das equipes.

De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública, mesmo com o retorno da Cidade para a fase vermelha do Plano São Paulo, na última segunda-feira, um pouco menos rígida, as ações foram realizadas. “Além do uso da máscara, focamos nos horários permitidos para a prática de atividades físicas individuais e a proibição de colocação de cadeira e guarda-sol. “Precisamos muito da colaboração das pessoas, respeitando essas regras”.

O secretário explicou ainda que além da orla da praia, equipes da Guarda Civil estão atuando também na Costa e Silva, distribuindo folders informativos.

A formação de aglomerações também é uma preocupação da Administração Municipal e a tecnologia tem sido forte aliada das ações de combate ao coronavírus. Por meio das mais de 2.800 câmeras de que Praia Grande dispõe é possível monitorar locais que eventualmente possam atrair grupos de pessoas, como praças e o próprio calçadão da praia.

Atuação - A Guarda Civil Municipal de Praia Grande é considerada referência na região e, atualmente, conta com um efetivo de 400 integrantes, entre homens e mulheres totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo.

Já o Cicoe é uma importante ferramenta ao trabalho das equipes que estão na rua, já que na central de monitoramento é possível acompanhar as imagens registradas pelas câmeras instaladas em pontos estratégicos da Cidade. Também é na central que são concentradas as ligações com denúncias anônimas e informações que auxiliem nas ações, por meio dos telefones 199 e 153.