Praia Grande inova ao implantar sistema integrado de matrículas

Siem elimina filas para matrículas e transferências

Por Ana Flávia Scarelli | 29/3/2006

Foto Indisponivel

Quem procura vaga em uma das 52 escolas municipais de Praia Grande não enfrenta mais filas. O Sistema Integrado de Educação Municipal (Siem), implantado pela Secretaria de Educação (Seduc) no início do ano, descentralizou os pedidos de matrículas e transferências, que antes eram feitos na Central de Vagas. Agora, pais e alunos devem procurar a unidade escolar mais próxima de sua residência. A medida traz mais agilidade para a rede de ensino e mais conforto para quem procura a escola.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Planejamento Estratégico e Gestão (Seplan), o Siem interliga escolas e secretaria através de um banco de dados que cruza informações, elimina fichas de papel, auxilia no gerenciamento dos dados e otimiza o tempo dedicado a este trabalho.

Ao fazer a inscrição do aluno, os pais já têm dia marcado para retornar à unidade e verificar a resposta. O sistema cuida ainda para que o aluno fique na unidade mais próxima de sua residência.

Segundo Leandro Sanches, da Seplan, a idéia é reduzir a evasão dos alunos, colocando-os mais próximos de sua residência. “Pelo endereço, indicamos a escola mais próxima de sua casa ou a mais perto do trabalho dos pais”.

Na inscrição, o aluno tem três opções de escolha de unidade escolar. A primeira é vinculada ao endereço do estudante, as seguintes são indicações por preferência e comodidade. Dados da Seduc mostram que em 85% dos casos a matrícula acaba sendo feita entre as duas primeiras indicações. E até hoje, todos os alunos foram atendidos entre as três escolas que optou.

Eficiência - O Siem agora funciona todo o ano. Depois de se mostrar eficiente no período de inscrições e vagas remanescentes, muito procurado por novos alunos da rede antes do início do ano letivo, o sistema se firma como programa definitivo da Seduc.

E para um controle ainda maior, a Seduc determina datas para que pais e alunos procurem as unidades para inscrição. Nos próximos dias 4 e 5 de abril, das 9 às 17 horas, as escolas municipais de Praia Grande estarão recebendo inscrições. No dia 10 de abril, o interessado volta à unidade para saber se conseguiu a vaga.

Segundo Andréia Luisa Guedes Teixeira, responsável pela Central de Vagas da Seduc, as escolas informam, na própria unidade, o período de abertura de inscrições, que acontece, na maioria das vezes, quinzenalmente. Paralelo ao programa, a Central de Vagas continua atendendo casos específicos e fornecendo informações sobre o posicionamento do aluno na lista de espera de algumas unidades.

Avaliações das duas secretarias aprovam o resultado dos primeiros meses do sistema. Mas Andréia Teixeira lembra que os funcionários têm papel fundamental no sucesso. “Para o bom funcionamento do Siem, diretores, secretários e agentes administrativos passaram por capacitação da Seduc antes do sistema ser implantado. Sem o empenho e atenção no preenchimento correto das fichas dos alunos, que antes era manual e passou a ser pelo computador, o trabalho não daria certo”.

A Central de Vagas atende na sede da Secretaria de Educação de Praia Grande, na Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim, próximo ao Paço Municipal. Outras informações pelo telefone 3496-2350.