Secretaria de Finanças trabalha para agilizar serviços aos contribuintes
Serviço via WhatsApp será automatizado nos próximos dias
19/7/2021

A Prefeitura de Praia Grande tem implantado uma série de novidades para melhor atender os munícipes. Nesse quesito, a tecnologia tem sido aliada dos contribuintes na hora de resolver problemas e solicitar serviços. A Secretaria de Finanças realiza atendimento via whatsApp e desde que disponibilizou a ferramenta, registra alta no número de demandas. Devido ao volume de mensagens, o atendimento pode demorar mais que o esperado e para solucionar essa questão, a Sefin está implantando o serviço de WhatsApp Business, que automatiza o atendimento, garantindo agilidade e eficiência.
Atualmente, o setor chega a receber cerca de 200 mensagens de whatsapp por dia e até que o serviço de automatização seja implantado, é necessário que os munícipes tenham paciência e aguardem o retorno no whatsapp que nem sempre é instantâneo. Com o Paço Municipal aberto, a Sefin distribuía cerca de 180 senhas por dia, a diferença é que a pessoa que necessitava de atendimento sabia qual seu lugar na fila, pois estava com o número da senha e podia acompanhar, o que não acontece no whatsapp. Esse, inclusive, é mais um motivo da contratação do serviço de automatização, além de agilidade, o sistema vai organizar a sequência da fila de atendimento, em forma de guichê virtual.
É importante destacar que o atendimento via whatsapp ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados. Serviços como boleto à vista de ISS, segunda via de IPTU, alvará de localização e funcionamento, opções de financiamento para dívida ativa, inscrição de autônomos, acerto de parcelas, baixa de débitos, boletos, segundas vias de parcelamento, entre outros, podem ser solicitados.
Os números de whatsapp são específicos para cada serviço. Departamento da Receita: (13) 3496-2184; Serviços de IPTU: (13) 3496-2045; Atendimento ao público: (13) 3496-2275; Dívida Ativa: (13) 3496-2041; Alvará de Funcionamento: (13) 3496-2236; Atendimento referente Ambulante/Feirante: (13) 3496-2236; ISSQN: (13) 3496-2042; Assuntos relacionados à Procuradoria Fiscal: (13) 3496-2127; Cadastro de desconto de IPTU para aposentados, pensionistas e ITBI: (13) 3496-2243.
Além disso, a Sefin oferece a opção de atendimento presencial. Para isso, o munícipe precisa agendar o melhor dia e horário para comparecer na Prefeitura. Para marcar, basta enviar mensagem para o WhatsApp 34962275 e explicar o serviço que necessita. O atendente do WhatsApp já informará, no ato do agendamento, sobre os documentos necessários para levar no dia do atendimento.
Para o secretário de Finanças, Cristiano Mola, embora todos os servidores estejam empenhados e dedicados no atendimento, a alta demanda motivou a expansão do trabalho. “A Sefin está contratando um serviço de automatização para tornar o atendimento mais célere. É a tecnologia à serviço do contribuinte. A previsão é que o sistema entre em funcionamento nos próximos dias, mas enquanto isso, devido ao volume de solicitações, pedimos paciência aos contribuintes, pois o atendimento pode demorar mais que o esperado. O importante é que todos serão atendidos”.
Atualmente, o setor chega a receber cerca de 200 mensagens de whatsapp por dia e até que o serviço de automatização seja implantado, é necessário que os munícipes tenham paciência e aguardem o retorno no whatsapp que nem sempre é instantâneo. Com o Paço Municipal aberto, a Sefin distribuía cerca de 180 senhas por dia, a diferença é que a pessoa que necessitava de atendimento sabia qual seu lugar na fila, pois estava com o número da senha e podia acompanhar, o que não acontece no whatsapp. Esse, inclusive, é mais um motivo da contratação do serviço de automatização, além de agilidade, o sistema vai organizar a sequência da fila de atendimento, em forma de guichê virtual.
É importante destacar que o atendimento via whatsapp ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados. Serviços como boleto à vista de ISS, segunda via de IPTU, alvará de localização e funcionamento, opções de financiamento para dívida ativa, inscrição de autônomos, acerto de parcelas, baixa de débitos, boletos, segundas vias de parcelamento, entre outros, podem ser solicitados.
Os números de whatsapp são específicos para cada serviço. Departamento da Receita: (13) 3496-2184; Serviços de IPTU: (13) 3496-2045; Atendimento ao público: (13) 3496-2275; Dívida Ativa: (13) 3496-2041; Alvará de Funcionamento: (13) 3496-2236; Atendimento referente Ambulante/Feirante: (13) 3496-2236; ISSQN: (13) 3496-2042; Assuntos relacionados à Procuradoria Fiscal: (13) 3496-2127; Cadastro de desconto de IPTU para aposentados, pensionistas e ITBI: (13) 3496-2243.
Além disso, a Sefin oferece a opção de atendimento presencial. Para isso, o munícipe precisa agendar o melhor dia e horário para comparecer na Prefeitura. Para marcar, basta enviar mensagem para o WhatsApp 34962275 e explicar o serviço que necessita. O atendente do WhatsApp já informará, no ato do agendamento, sobre os documentos necessários para levar no dia do atendimento.
Para o secretário de Finanças, Cristiano Mola, embora todos os servidores estejam empenhados e dedicados no atendimento, a alta demanda motivou a expansão do trabalho. “A Sefin está contratando um serviço de automatização para tornar o atendimento mais célere. É a tecnologia à serviço do contribuinte. A previsão é que o sistema entre em funcionamento nos próximos dias, mas enquanto isso, devido ao volume de solicitações, pedimos paciência aos contribuintes, pois o atendimento pode demorar mais que o esperado. O importante é que todos serão atendidos”.