Mais de 60 pessoas em situação de rua são atendidas no abrigo provisório

Estrutura montado em ginásio presta atendimento especializado

5/8/2021

Desde a semana passada, o Ginásio Mirins III, no Bairro Canto do Forte, tem atendido, de forma emergencial, as pessoas em situação de rua. Estima-se que mais de 60 homens e mulheres passaram pelo local, cuja média diária de atendimento tem ficado em torno de 50 pessoas. No abrigo provisório elas tomam banho, recebem alimentação e podem pernoitar. De lá são informadas sobre os serviços do Centro POP, que dão oportunidade de uma nova vida.

No período de 25 de julho a 4 de agosto, foram registrados 24 casos novos no Centro POP. Foram realizados 10 recâmbios (quando a pessoa volta para a família em outra cidade), 4 encaminhamentos para a Casa de Estar (abrigo temporário), 6 encaminhamentos para o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), 21 encaminhamentos para reemissão de documentos e 2 para atendimento especializado de Saúde.

Neste mesmo período, 14 pessoas utilizaram o serviço de transporte por meio de ônibus disponibilizado no abrigo provisório. Em média, o serviço registra diariamente 40 atendimentos, sendo que cada pessoa pode passar pelo Centro POP por mais de uma vez.

Toda a rede de atendimento teve seu trabalho intensificado nos últimos dias, buscando dar apoio a mais pessoas no menor espaço de tempo possível. Seis assistentes sociais, 5 orientadores sociais, psicóloga, além dos demais funcionários do Centro POP, se organizaram para prestar atendimento a quem busca os serviços. Ao chegar no local passam por triagem, cadastram seus dados numa ficha que servira de base para os próximos passos.

Serviço - Praia Grande é uma das Cidades que mais tem investido em opções para dar atendimento digno às pessoas em situação de rua. O Centro POP é um dos principais serviços voltados a este público. O prédio fica na Avenida Ministro Marcos Freire, nº 6656, próximo a outros equipamentos do Município, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Quietude e o Abrigo Solidário Eliane Malzoni, além do PS Quietude e a sede da Guarda Civil Municipal.

Abordagem Social – O Centro POP conta ainda com um serviço de abordagem social, em que os agentes percorrem as vias da Cidade para oferecer ajuda a quem está em situação de rua. Este serviço já era realizado ao longo de toda a semana, em horários variados e também foi intensificado nos últimos dias. Os que aceitam ajuda são levados aos serviços do Município.

Abrigo Solidário Eliane Malzoni – Instalado no Bairro Quietude abre todos os dias, no período noturno, entre as 19h e 7h. O local conta com 72 vagas, banheiro e refeitório. O frequentador pode pernoitar com segurança no abrigo, em ambiente higienizado e com protocolos de segurança contra Covid-19. Todo o serviço é realizado por meio de voluntários. Para ajudar basta ligar 3491-1337 ou falar diretamente com o coordenador da unidade, por meio do telefone (13) 97404-8474.

De acordo com o secretário de Assistência Social de Praia Grande, José Carlos de Souza, as ações visam dar oportunidade para que as pessoas em situação de rua possam se reestabelecer na sociedade. “Nossas ações são técnicas e individualizadas, estudamos as particularidades para que possamos criar estratégias e auxiliar estas pessoas a superarem essa situação. Contamos com profissionais qualificados e multidisciplinares, de todas as Secretarias envolvidas. Além da atuação do poder público contamos com a participação da sociedade civil, entidades religiosas e o Fundo de Social de Solidariedade”.