Praia Grande investe R$ 42 mi para acabar com enchentes
Desde 2001, a Prefeitura já abriu e urbanizou 26 km de canais
Por João Carlos Miranda | 20/4/2006

Praia Grande, como outras cidades litorâneas, tem alto índice pluviométrico. Esse fator, aliado ao crescimento desordenado ocorrido nas décadas de 70 e 80, com a aprovação de loteamentos sem o devido planejamento e fiscalização; às invasões de áreas às margens de canais, rios e áreas de mangue e a equívocos na implantação do Plano Comunitário de Pavimentação, no mesmo período, provocaram sérios problemas de drenagem. Mas desde 2001, com a adoção do Plano de Macrodrenagem, esta realidade vem mudando. Estudos e análises técnicas minuciosas estão permitindo à Prefeitura a execução de obras para eliminar pontos de alagamento e evitar enchentes. Nos últimos cinco anos, já foram abertos e urbanizados mais de 26 quilômetros de canais, um investimento que ultrapassa R$ 42 milhões.
O Rio Acaraú Mirim, no Bairro Quietude, foi a primeira grande intervenção. Teve, em sua primeira etapa, em 2001, 400 metros canalizados, o suficiente para livrar a população de um dos mais graves problemas do bairro: os alagamentos. No trecho, foi investido R$ 937 mil.
O método da obra, inédito na região, utilizou 2,7 mil metros de estacas metálicas com tratamento anticorrosivo e 1.500 placas de concreto. A pavimentação do fundo ocorreu com o emprego de agregado siderúrgico. O trecho ganhou ainda três passarelas metálicas.
Uma segunda ação foi realizada também em 2001 no Quietude: a Prefeitura investiu mais R$ 146 mil no Canal Brasil para Cristo, em obras de recuperação e cobertura de seus 560 metros de extensão, melhorando a drenagem e oferecendo mais segurança à comunidade.
2002 – Neste ano, estava em andamento a obra de um dos maiores investimentos feitos na região nos últimos 30 anos: a Via Expressa Sul. Na execução do moderno sistema viário foram aplicados cerca de R$ 75 milhões. O Município entrou com aproximadamente 90% do montante.
Entre os diversos trabalhos executados estão dois canais paralelos à Via Expressa, totalizando 22 quilômetros. Com essa obra de drenagem, de R$ 8 milhões, foram beneficiados os moradores dos bairros Boqueirão, Guilhermina, Sítio do Campo, Antártica, Aviação, Ocian, Quietude e Mirim.
Outro importante projeto executado pela Prefeitura foram as duas pontes sobre o Rio Itinga, na altura das Avenidas Presidente Kennedy e Marginal, no Bairro Solemar. Elas substituíram a estrutura anterior, danificada pelas chuvas intensas de 2001. Um investimento de mais R$ 150 mil.
As passagens foram construídas em concreto armado, com 9 metros de comprimento e 10 metros de largura, sendo 7 metros de leito carroçável e 2,20 metros de calçada, mais guias e sarjetas.
2003 - Neste ano foi entregue a segunda fase do projeto de urbanização do Canal Acaraú Mirim, no Quietude. Compreendeu o trecho entre as ruas Julio Prestes de Albuquerque e Josefa Alves de Siqueira, totalizando 1.080 metros de extensão. Para a canalização, que tem trechos de 8, 10 e 12 metros de largura, foram utilizadas cerca de 3.600 placas de concreto (medindo 3 x 0,50 metros) e 6.000 metros de perfil metálico. O custo desta etapa foi de R$ 4 milhões.
Um dos destaques dessa obra foi a ponte de 14 metros de extensão sobre o canal, no cruzamento do rio com a Avenida Julio Prestes de Albuquerque. A estrutura é dividida em dois passeios laterais com 2,60 metros e pista de rolamento com 8 metros.
2004 – Neste ano a Prefeitura iniciou as obras no Rio Itinga, no Bairro Solemar II e no Canal da Avenida São Paulo, no Bairro Boqueirão. O canal do Praião, no Bairro Sítio do Campo foi desassoreado e recebeu tratamento paisagístico, com a colocação de grama nos taludes, totalizando área de 15.000 m².
2005 – A principal obra relacionada ao Plano de Macrodrenagem foi a conclusão dos trabalhos no Canal da Avenida São Paulo, no Bairro Boqueirão, totalmente reconstruído. Localizado entre a Rua Embaré e o calçadão da orla - trecho de 500 metros - as obras compreenderam a demolição da estrutura e assentamento de aduelas de concreto armado.
A obra, orçada em R$ 2,7 milhões, além de ampliar a capacidade de vazão, adequou a rede de drenagem em várias ruas. A Prefeitura executou serviços de recuperação da drenagem, guias e sarjetas em 2,2 quilômetros de vias. As ruas com pavimentação de blocos sextavados foram repavimentadas com asfalto (Concreto Betuminoso Usinado a Quente - CBUQ), proporcionando melhor aspecto e eliminando totalmente os desníveis.
As vias beneficiadas foram a Avenida Brasil, trecho entre as avenidas Costa e Silva e Guilhermina; Rua Embaré, da Avenida São Paulo até a Rua Ipanema (150 metros); Copacabana, entre as ruas Boa Viagem e Embaré (280 metros); Rua Leblon, entre as ruas Fumio Myiazi e Embaré (320 metros); Rua Perequê, da Rua Embaré até Rua Iporanga (140 metros); Rua Embaré, trecho da Avenida São Paulo até a altura do canal Negro Velho (580 metros); e Avenida Guilhermina, entre a Avenida Brasil e Rua Iporanga (300 metros).
A Prefeitura investiu também cerca de R$ 1,2 milhão na urbanização de 600 metros do Canal da Vila Sônia, trecho localizado entre as ruas Sérgio Gregório e Antônio Cândido da Silva, no Bairro Antártica. A obra eliminou pinguelas e passagens provisórias, trazendo mais segurança e praticidade para o trânsito de pessoas e veículos.
Os serviços compreenderam a instalação de duas linhas de tubos de concreto com 1,5 m de diâmetro (total de 720 metros lineares) e a colocação de 220 metros de aduelas (um tipo de tubulação de concreto, mas com formato quadrado) com 2.5 m x 2.5 m.
As duas passagens de pedestres e veículos têm seis metros de largura e cerca de oito metros de extensão e foram construídas na altura das ruas Roberto Santos e L.
Hangar - Para construção do Hangar da PM (inaugurado em 2005), base para operações na Região Metropolitana da Baixada Santista, localizado na Rua Gilberto Fouad Beck, Bairro Mirim, foram necessários serviços de canalização de 336 metros de um córrego e instalação de rede de drenagem na área. O total do investimento atingiu R$ 360 mil.
Ainda em 2005, o Canal do Praião, localizado no Bairro Sítio do Campo, paralelo à Avenida dos Trabalhadores, ganhou oito passagens para pedestres e veículos. As obras representaram investimento de R$ 500 mil.
Foram instaladas seis passagens exclusivas para pedestres, construídas com aduelas de 4 metros de base e 2 metros de altura, localizadas nas proximidades das ruas Sátiro de Oliveira; Urbano Caldeira; Soter de Araújo; Dr. Lobo Viana; Paschoal Fernandes e Padre Gastão.
Também há uma passagem para automóveis e pedestres com 24 aduelas de 3 metros de base por 2 metros de altura cada uma, na altura da Rua Martim Francisco, e outra passagem para veículos, utilizando 24 aduelas de 4 metros de base por 2 metros de altura cada uma, na altura da Rua Saturnino de Brito.
2006 - Trevo e Melvi – Atualmente estão em obras os canais Miami Paulista, no Melvi, e Pau Brasil, no Trevo, com cerca de dois quilômetros de extensão cada um. Os cerca de 45 mil moradores desses bairros também estão sendo beneficiados com a instalação de rede de drenagem e pavimentação de vias.
O projeto é ambicioso. Nele, está prevista a pavimentação de 78 quilômetros de vias; instalação de 125 quilômetros de guias, sarjetas e rede de drenagem e ainda a abertura de 14 quilômetros de canais. Exigirá o investimento de aproximadamente R$ 76 milhões.
No Melvi está sendo aberto e revestido o canal Miami Paulista. As obras tiveram início junto à Avenida Marginal, com o assentamento de 1.326 metros de galerias de concreto (variando de 2 x 2,20 metros até 3,5 x 3,0 metros). Mais 724 metros foram abertos com revestimento dos taludes com gramado. Com as obras no Miami Paulista, a Prefeitura já vem executando a pavimentação nos trechos que ganharam guias e sarjetas.
O projeto beneficia a Avenida Miami Paulista, Rua Antonio Cunha da Silva e as vias localizadas entre elas: Professora Heleny Rosa, Leopoldo Augusto Miguez (antiga Jurubaíba), Monte Serrat, Lincoln, Antonio José Silva, Marcelino de Oliveira, João Caetano, Leopoldo Fróes, Armando Pereira da Rocha, Manoel Gonzalez Corujo, Cacilda Becker, Julio Ribeiro e as ruas projetadas A e B.
Já no Bairro Trevo, a área beneficiada pela urbanização do canal Pau Brasil compreende o trecho entre as ruas Lazar Segal e Padre Américo; e Avenida Marginal até o Rio Branco. O canal também vai receber o fluxo da drenagem da Avenida Roberto de Almeida Vinhas.
O trabalho teve início junto à Avenida Marginal, com o assentamento de 590 metros de aduelas de concreto pré-fabricado com 3,2 metros x 2,20 metros, que garantem o revestimento e a cobertura do canal.
No trecho seguinte, de 1.360 metros de comprimento, com base de até 4 metros de largura e taludes de cerca de 2 metros, o canal recebeu cobertura de concreto projetado. A técnica consiste na aplicação de camadas de concreto sob pressão, diretamente no local, intercaladas por armações de ferro.
Complementando a obra, estão sendo pavimentadas e construídas oito passagens para pedestres e veículos na altura das ruas Benedita Custódio, Alexandre Levi, Alberto Nepomuceno, Henrique Oswald, Ernesto Nazareth, Lorenzo Fernandes, Heitor Villa Lobos e Antonio Maria.
As demais vias beneficiadas são Padre José Maurício, Almeida Júnior, Jairo de Camargo Martins, Pedro Américo, Cândido Portinari, D. Pedro I e Francisco Silva.
No Canto do Forte, Bairro Boqueirão, o canal Xixová teve trecho piloto de 210 metros executado ao custo de cerca de R$ 50 mil. A primeira etapa, da Rua General Góes Monteiro até a Rua Otelo Rodrigues Franco, teve 110 metros. Na canalização foram utilizados tubos de concreto com 1,5 m de diâmetro. Com isso foram eliminadas pinguelas e pontilhões de madeira.
Na segunda etapa, da Rua Otelo Rodrigues Franco à Avenida Costa Machado, mais 100 metros, foi utilizada a técnica conhecida como gabião. As margens foram niveladas e receberam manta de impermeabilização. Em seguida receberam telas de arame e pedras para posterior revestimento com cimento.
Além do fim dos alagamentos e da facilitação de acesso ao local, a obra prepara a área para a futura construção da avenida ecológica, projeto da Prefeitura que, dentre outras benfeitorias, prevê a construção de ciclovia com cerca de 1,5 quilômetro de extensão. A previsão é de que até julho as guias e sarjetas já estejam instaladas em todo o trecho. No total, um investimento de cerca de R$ 3 milhões.
Obras futuras – Seguindo as prioridades indicadas pelo Plano de Macrodrenagem, estão previstas outras obras para os próximos anos de Administração do prefeito Alberto Mourão, totalizando aproximadamente 23 quilômetros de abertura de canais e urbanização, um investimento da ordem de, aproximadamente, R$ 30 milhões.
São eles os canais Imperador, com 1.883 metros, no loteamento Jardim Imperador, Bairro Flórida; Américas, com 2.248 mil metros de extensão, no loteamento Parque das Américas; Cruzeiro do Sul, com 2.461 metros, no loteamento Maracanã Mirim e Japurá, com 1.891 metros, no loteamento Balneário Japurá. Todos localizados no Bairro Trevo.
O Rio Acaraú Mirim, no Bairro Quietude, foi a primeira grande intervenção. Teve, em sua primeira etapa, em 2001, 400 metros canalizados, o suficiente para livrar a população de um dos mais graves problemas do bairro: os alagamentos. No trecho, foi investido R$ 937 mil.
O método da obra, inédito na região, utilizou 2,7 mil metros de estacas metálicas com tratamento anticorrosivo e 1.500 placas de concreto. A pavimentação do fundo ocorreu com o emprego de agregado siderúrgico. O trecho ganhou ainda três passarelas metálicas.
Uma segunda ação foi realizada também em 2001 no Quietude: a Prefeitura investiu mais R$ 146 mil no Canal Brasil para Cristo, em obras de recuperação e cobertura de seus 560 metros de extensão, melhorando a drenagem e oferecendo mais segurança à comunidade.
2002 – Neste ano, estava em andamento a obra de um dos maiores investimentos feitos na região nos últimos 30 anos: a Via Expressa Sul. Na execução do moderno sistema viário foram aplicados cerca de R$ 75 milhões. O Município entrou com aproximadamente 90% do montante.
Entre os diversos trabalhos executados estão dois canais paralelos à Via Expressa, totalizando 22 quilômetros. Com essa obra de drenagem, de R$ 8 milhões, foram beneficiados os moradores dos bairros Boqueirão, Guilhermina, Sítio do Campo, Antártica, Aviação, Ocian, Quietude e Mirim.
Outro importante projeto executado pela Prefeitura foram as duas pontes sobre o Rio Itinga, na altura das Avenidas Presidente Kennedy e Marginal, no Bairro Solemar. Elas substituíram a estrutura anterior, danificada pelas chuvas intensas de 2001. Um investimento de mais R$ 150 mil.
As passagens foram construídas em concreto armado, com 9 metros de comprimento e 10 metros de largura, sendo 7 metros de leito carroçável e 2,20 metros de calçada, mais guias e sarjetas.
2003 - Neste ano foi entregue a segunda fase do projeto de urbanização do Canal Acaraú Mirim, no Quietude. Compreendeu o trecho entre as ruas Julio Prestes de Albuquerque e Josefa Alves de Siqueira, totalizando 1.080 metros de extensão. Para a canalização, que tem trechos de 8, 10 e 12 metros de largura, foram utilizadas cerca de 3.600 placas de concreto (medindo 3 x 0,50 metros) e 6.000 metros de perfil metálico. O custo desta etapa foi de R$ 4 milhões.
Um dos destaques dessa obra foi a ponte de 14 metros de extensão sobre o canal, no cruzamento do rio com a Avenida Julio Prestes de Albuquerque. A estrutura é dividida em dois passeios laterais com 2,60 metros e pista de rolamento com 8 metros.
2004 – Neste ano a Prefeitura iniciou as obras no Rio Itinga, no Bairro Solemar II e no Canal da Avenida São Paulo, no Bairro Boqueirão. O canal do Praião, no Bairro Sítio do Campo foi desassoreado e recebeu tratamento paisagístico, com a colocação de grama nos taludes, totalizando área de 15.000 m².
2005 – A principal obra relacionada ao Plano de Macrodrenagem foi a conclusão dos trabalhos no Canal da Avenida São Paulo, no Bairro Boqueirão, totalmente reconstruído. Localizado entre a Rua Embaré e o calçadão da orla - trecho de 500 metros - as obras compreenderam a demolição da estrutura e assentamento de aduelas de concreto armado.
A obra, orçada em R$ 2,7 milhões, além de ampliar a capacidade de vazão, adequou a rede de drenagem em várias ruas. A Prefeitura executou serviços de recuperação da drenagem, guias e sarjetas em 2,2 quilômetros de vias. As ruas com pavimentação de blocos sextavados foram repavimentadas com asfalto (Concreto Betuminoso Usinado a Quente - CBUQ), proporcionando melhor aspecto e eliminando totalmente os desníveis.
As vias beneficiadas foram a Avenida Brasil, trecho entre as avenidas Costa e Silva e Guilhermina; Rua Embaré, da Avenida São Paulo até a Rua Ipanema (150 metros); Copacabana, entre as ruas Boa Viagem e Embaré (280 metros); Rua Leblon, entre as ruas Fumio Myiazi e Embaré (320 metros); Rua Perequê, da Rua Embaré até Rua Iporanga (140 metros); Rua Embaré, trecho da Avenida São Paulo até a altura do canal Negro Velho (580 metros); e Avenida Guilhermina, entre a Avenida Brasil e Rua Iporanga (300 metros).
A Prefeitura investiu também cerca de R$ 1,2 milhão na urbanização de 600 metros do Canal da Vila Sônia, trecho localizado entre as ruas Sérgio Gregório e Antônio Cândido da Silva, no Bairro Antártica. A obra eliminou pinguelas e passagens provisórias, trazendo mais segurança e praticidade para o trânsito de pessoas e veículos.
Os serviços compreenderam a instalação de duas linhas de tubos de concreto com 1,5 m de diâmetro (total de 720 metros lineares) e a colocação de 220 metros de aduelas (um tipo de tubulação de concreto, mas com formato quadrado) com 2.5 m x 2.5 m.
As duas passagens de pedestres e veículos têm seis metros de largura e cerca de oito metros de extensão e foram construídas na altura das ruas Roberto Santos e L.
Hangar - Para construção do Hangar da PM (inaugurado em 2005), base para operações na Região Metropolitana da Baixada Santista, localizado na Rua Gilberto Fouad Beck, Bairro Mirim, foram necessários serviços de canalização de 336 metros de um córrego e instalação de rede de drenagem na área. O total do investimento atingiu R$ 360 mil.
Ainda em 2005, o Canal do Praião, localizado no Bairro Sítio do Campo, paralelo à Avenida dos Trabalhadores, ganhou oito passagens para pedestres e veículos. As obras representaram investimento de R$ 500 mil.
Foram instaladas seis passagens exclusivas para pedestres, construídas com aduelas de 4 metros de base e 2 metros de altura, localizadas nas proximidades das ruas Sátiro de Oliveira; Urbano Caldeira; Soter de Araújo; Dr. Lobo Viana; Paschoal Fernandes e Padre Gastão.
Também há uma passagem para automóveis e pedestres com 24 aduelas de 3 metros de base por 2 metros de altura cada uma, na altura da Rua Martim Francisco, e outra passagem para veículos, utilizando 24 aduelas de 4 metros de base por 2 metros de altura cada uma, na altura da Rua Saturnino de Brito.
2006 - Trevo e Melvi – Atualmente estão em obras os canais Miami Paulista, no Melvi, e Pau Brasil, no Trevo, com cerca de dois quilômetros de extensão cada um. Os cerca de 45 mil moradores desses bairros também estão sendo beneficiados com a instalação de rede de drenagem e pavimentação de vias.
O projeto é ambicioso. Nele, está prevista a pavimentação de 78 quilômetros de vias; instalação de 125 quilômetros de guias, sarjetas e rede de drenagem e ainda a abertura de 14 quilômetros de canais. Exigirá o investimento de aproximadamente R$ 76 milhões.
No Melvi está sendo aberto e revestido o canal Miami Paulista. As obras tiveram início junto à Avenida Marginal, com o assentamento de 1.326 metros de galerias de concreto (variando de 2 x 2,20 metros até 3,5 x 3,0 metros). Mais 724 metros foram abertos com revestimento dos taludes com gramado. Com as obras no Miami Paulista, a Prefeitura já vem executando a pavimentação nos trechos que ganharam guias e sarjetas.
O projeto beneficia a Avenida Miami Paulista, Rua Antonio Cunha da Silva e as vias localizadas entre elas: Professora Heleny Rosa, Leopoldo Augusto Miguez (antiga Jurubaíba), Monte Serrat, Lincoln, Antonio José Silva, Marcelino de Oliveira, João Caetano, Leopoldo Fróes, Armando Pereira da Rocha, Manoel Gonzalez Corujo, Cacilda Becker, Julio Ribeiro e as ruas projetadas A e B.
Já no Bairro Trevo, a área beneficiada pela urbanização do canal Pau Brasil compreende o trecho entre as ruas Lazar Segal e Padre Américo; e Avenida Marginal até o Rio Branco. O canal também vai receber o fluxo da drenagem da Avenida Roberto de Almeida Vinhas.
O trabalho teve início junto à Avenida Marginal, com o assentamento de 590 metros de aduelas de concreto pré-fabricado com 3,2 metros x 2,20 metros, que garantem o revestimento e a cobertura do canal.
No trecho seguinte, de 1.360 metros de comprimento, com base de até 4 metros de largura e taludes de cerca de 2 metros, o canal recebeu cobertura de concreto projetado. A técnica consiste na aplicação de camadas de concreto sob pressão, diretamente no local, intercaladas por armações de ferro.
Complementando a obra, estão sendo pavimentadas e construídas oito passagens para pedestres e veículos na altura das ruas Benedita Custódio, Alexandre Levi, Alberto Nepomuceno, Henrique Oswald, Ernesto Nazareth, Lorenzo Fernandes, Heitor Villa Lobos e Antonio Maria.
As demais vias beneficiadas são Padre José Maurício, Almeida Júnior, Jairo de Camargo Martins, Pedro Américo, Cândido Portinari, D. Pedro I e Francisco Silva.
No Canto do Forte, Bairro Boqueirão, o canal Xixová teve trecho piloto de 210 metros executado ao custo de cerca de R$ 50 mil. A primeira etapa, da Rua General Góes Monteiro até a Rua Otelo Rodrigues Franco, teve 110 metros. Na canalização foram utilizados tubos de concreto com 1,5 m de diâmetro. Com isso foram eliminadas pinguelas e pontilhões de madeira.
Na segunda etapa, da Rua Otelo Rodrigues Franco à Avenida Costa Machado, mais 100 metros, foi utilizada a técnica conhecida como gabião. As margens foram niveladas e receberam manta de impermeabilização. Em seguida receberam telas de arame e pedras para posterior revestimento com cimento.
Além do fim dos alagamentos e da facilitação de acesso ao local, a obra prepara a área para a futura construção da avenida ecológica, projeto da Prefeitura que, dentre outras benfeitorias, prevê a construção de ciclovia com cerca de 1,5 quilômetro de extensão. A previsão é de que até julho as guias e sarjetas já estejam instaladas em todo o trecho. No total, um investimento de cerca de R$ 3 milhões.
Obras futuras – Seguindo as prioridades indicadas pelo Plano de Macrodrenagem, estão previstas outras obras para os próximos anos de Administração do prefeito Alberto Mourão, totalizando aproximadamente 23 quilômetros de abertura de canais e urbanização, um investimento da ordem de, aproximadamente, R$ 30 milhões.
São eles os canais Imperador, com 1.883 metros, no loteamento Jardim Imperador, Bairro Flórida; Américas, com 2.248 mil metros de extensão, no loteamento Parque das Américas; Cruzeiro do Sul, com 2.461 metros, no loteamento Maracanã Mirim e Japurá, com 1.891 metros, no loteamento Balneário Japurá. Todos localizados no Bairro Trevo.