Professores da Educação Infantil participam de formação para aprendizagem socioemocional
Aulas são ministradas em horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC)
7/10/2021

Os professores e equipe gestora das Escolas de Educação Infantil voltaram a participar de um curso de formação para o desenvolvimento da aprendizagem socioemocional, ministrado em horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC). Nesta quinta-feira (7), foi a vez da E.M Newton de Almeida Castro aprender como trabalhar com o socioemocional a fim de lidar da melhor forma com o dia a dia nas escolas.
As formações, que serão ministradas em todas as escolas municipais, têm como objetivos estabelecer momentos de reflexão sobre as competências socioemocionais dos educadores e torná-los multiplicadores desta aprendizagem na rotina escolar, principalmente neste novo cenário das escolas em virtude da pandemia.
Os encontros proporcionam, além de uma interação entre os docentes, uma autoanálise das competências emocionais. “Nestes encontros são oportunizados aos docentes uma autoanálise de sua inteligência emocional através de dinâmicas, em um clima descontraído e acolhedor. Consequentemente, trabalhar essa inteligência da melhor forma permite que suas práticas nas salas de aula sejam ainda melhores”, disse a Professora Formadora, Claudia Maria de Oliveira Munhoz.
Durante o período da pandemia, as aulas aconteciam de maneira remota, por meio da Plataforma do Educador. Houve também a preocupação em realizar um curso online na Plataforma focando no tema inteligência emocional, voltado para os atendentes de educação e educadores de desenvolvimento infanto-juvenil. Com o retorno das aulas 100% presenciais, a formação foi retomada dentro das escolas.
Para Claudia, a prática da escuta empática durante o curso é muito saudável e auxilia os professores em seus desempenhos. “Estes cursos são importantes para empoderar os educadores e fazer das escolas espaços acolhedores e harmoniosos", afirmou.
As formações, que serão ministradas em todas as escolas municipais, têm como objetivos estabelecer momentos de reflexão sobre as competências socioemocionais dos educadores e torná-los multiplicadores desta aprendizagem na rotina escolar, principalmente neste novo cenário das escolas em virtude da pandemia.
Os encontros proporcionam, além de uma interação entre os docentes, uma autoanálise das competências emocionais. “Nestes encontros são oportunizados aos docentes uma autoanálise de sua inteligência emocional através de dinâmicas, em um clima descontraído e acolhedor. Consequentemente, trabalhar essa inteligência da melhor forma permite que suas práticas nas salas de aula sejam ainda melhores”, disse a Professora Formadora, Claudia Maria de Oliveira Munhoz.
Durante o período da pandemia, as aulas aconteciam de maneira remota, por meio da Plataforma do Educador. Houve também a preocupação em realizar um curso online na Plataforma focando no tema inteligência emocional, voltado para os atendentes de educação e educadores de desenvolvimento infanto-juvenil. Com o retorno das aulas 100% presenciais, a formação foi retomada dentro das escolas.
Para Claudia, a prática da escuta empática durante o curso é muito saudável e auxilia os professores em seus desempenhos. “Estes cursos são importantes para empoderar os educadores e fazer das escolas espaços acolhedores e harmoniosos", afirmou.