Atenção Básica é tema de reunião entre a Sesap e técnicos do Governo do Estado

Membros do Departamento Regional de Saúde da Baixada estiveram em PG

14/10/2021

Em reunião na sede da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande (Sesap), membros da Sesap receberam, na última semana, a equipe técnica do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS-IV). Foram apresentados números da Atenção Básica do Município e uma série de ações sugeridas para monitorar e propiciar um melhor atendimento em saúde. A visita busca aproximar os técnicos da atenção primária do DRS-IV e a equipe da Sesap, dando suporte para o atendimento das demandas do Município.

O secretário de Saúde Pública da Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, destacou a importância dessa reunião para trocar informações a respeito da saúde praia-grandense e da região. “É muito importante essa conversa para realinharmos processos e ampliar cada vez mais o atendimento, fazendo essa retomada dos serviços de maneira responsável, gradativa, pois ainda estamos vivendo em pandemia e não podemos nos descuidar dos protocolos sanitários”, destacou.

As articuladoras da Atenção Básica do DRS-IV, Roseli Rodrigues e Janete Araújo, fizeram a apresentação dos indicadores de desempenho de Praia Grande para a equipe técnica da Sesap e também comentaram sobre os desafios da saúde não apenas do Município como também na Baixada Santista.

A diretora do DRS-IV, Paula Covas, elogiou a estrutura de Atenção Básica de Praia Grande, que cobre 100% do território com as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) espalhadas por toda a cidade. “Todos da equipe da saúde de Praia Grande estão de parabéns, a Cidade tem tudo para sair bem na frente e contribuirmos com a saúde da população que é o nosso objetivo maior”, disse.

Para a dirigente, a pandemia tem afetado a retomada dos atendimentos e é necessário que os gestores estejam atentos a essa realidade. “Embora estejamos vivendo um período de retomada, temos dificuldades, pois seguimos em pandemia. Temos que ter políticas públicas ágeis para dar conta de garantir a saúde da população”, afirmou.