Secretaria de Finanças de PG amplia a capacidade de atendimento ao público

Além dos serviços digitais, atendimento de WhatsApp tem aprovação de 93%

18/10/2021

Com a agilidade dos serviços online e a automatização do WhatsApp da Secretaria de Finanças (Sefin), a Prefeitura de Praia Grande ampliou a capacidade de atendimento aos munícipes. Nos últimos meses, a Sefin registrou aumento no número de atendimentos e a crescente continua. Para se ter uma ideia, só na quinta-feira (14), a Sefin realizou 516 atendimentos, entre presencial com senha, agendamento, autoatendimento “PG Online” e WhatsApp, que registrou aprovação de 93% da população no último mês.

Dos 516 serviços prestados, 312 foram atendimentos virtuais através do WhatsApp; seguido de 116 via autoatendimento “PG Online”; 49 atendimentos presenciais mediante retirada de senhas; e 39 agendados. Até a implantação dos serviços digitais, a Sefin atendia de forma presencial até 400 senhas diárias, ou seja, a Pasta já ultrapassou em mais de 20% do que era atendido, anteriormente. Isso sem falar da ferramenta do parcelamento online diretamente pelo site, que evita que muitos munícipes se dirijam à Prefeitura.

O destaque desse aumento no atendimento fica por conta do WhatsApp business 34962275, que no último mês representou 60% dos serviços totais. O Whats disponibiliza um menu de opções para todos os serviços.

Por exemplo, ao enviar mensagem, o munícipe é respondido com uma mensagem de boas-vindas e uma lista de números com opções de serviços. À medida que for escolhendo, o contribuinte é direcionado ao serviço que necessita. Caso o serviço desejado não esteja entre as opções disponíveis, há a chance de falar com um atendente, que poderá auxiliá-lo na resolução do problema.

Nesse caso, quando há necessidade do atendimento de um servidor da Sefin, o tempo médio de espera é de 20 minutos. Em último caso, se o servidor não conseguir ajudar o contribuinte via WhatsApp, por qualquer motivo, o mesmo será agendado no dia e horário de sua preferência para ser atendido no guichê da Sefin.

Ao final do atendimento, o contribuinte poderá avaliar o serviço, fornecendo uma nota/opinião. Essa avaliação teve um bom resultado no mês de setembro, atingindo a marca de 93% de aprovação (opinião bom ou ótimo).

Conforme o secretário de Finanças, Cristiano Mola, a intenção é facilitar a prestação dos serviços à população. “Os números comprovam que a Prefeitura está no caminho certo, a população tem utilizado os serviços com mais facilidade e tem aprovado o atendimento. É nítido que os meios digitais facilitam o dia a dia e evitam aglomerações e tempo de espera no Paço. A ideia da Prefeitura de Praia Grande é ampliar e melhorar esses serviços a cada dia”.