Salas e espaços de leitura enriquecem o ensino nas escolas municipais de PG

Mais de 142.358 livros estão disponíveis para os alunos da rede

22/10/2021

O hábito da leitura é muito importante na formação de jovens e crianças. Na rede municipal de ensino de Praia Grande, as salas de leitura são os espaços voltados para essa prática tão valiosa. A Secretaria de Educação (Seduc), além de proporcionar os livros e espaços confortáveis para leitura dentro das escolas, também conta com o apoio dos auxiliares de biblioteca que ajudam na coordenação dos espaços e no atendimento aos alunos.

Ao todo, os mais de 54 mil alunos da rede municipal contam com 34 salas de leitura com mais de 142.358 livros espalhados nas unidades. Além disso, o Município também abriga duas salas de leitura públicas – pertencentes à rede Porto do Saber - com aproximadamente 38.175 livros e uma unidade temática no Departamento de Educação Ambiental da Seduc, com aproximadamente 3.006 itens.

Nas Unidades Escolares de Educação Infantil, os espaços de leitura promovem a valorização e o incentivo à leitura desde o berçário até o Infantil II, propiciando o contato com a literatura e ampliando o repertório infantil. Os espaços possuem um acervo literário acessível a todos os alunos e também cantinhos de leitura distribuídos em todo ambiente escolar de acordo com a proposta pedagógica.

A fim de proporcionar cada vez mais conhecimento aos pequenos, as escolas de ensino infantil recebem frequentemente diversos livros infantis que são distribuídos de acordo com a faixa etária dos alunos. Até o final do ano, estão sendo entregues aproximadamente 25 mil novos exemplares nas 34 escolas de Educação Infantil da rede.

Já nas escolas de Ensino Fundamental, os livros também servem como base para diversos projetos que fazem parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Unidade Escolar e auxiliam na formação dos alunos. Para o ano de 2022, muita novidade vem por aí, com diversos projetos que já estão sendo elaborados, como: Liberte um poema; Responda-me se puder; Café Literário; Sacolinha da Leitura, entre outros.

A parceria entre os auxiliares de biblioteca e os professores faz toda a diferença. Juntos, eles elaboram atividades com os alunos no decorrer do ano letivo para estimular a leitura, como mediações de leituras, contação de histórias, leituras compartilhadas e indicação de livros que estiverem em sinergia com os conteúdos das aulas.

Para Márcia dos Santos de Morais Lizar, Coordenadora de Educação Infantil da rede municipal de ensino, o incentivo à leitura é fundamental na formação do aluno. “Os espaços e salas de leitura são de suma importância para o desenvolvimento global das crianças e jovens, e devem ser oportunizados desde cedo para que eles ampliem os repertórios oral, social e cognitivo. Esses espaços são fundamentais e o resultado a gente enxerga na formação do aluno como protagonista”.

Cuidados redobrados - Com a mudança do cenário escolar devido à pandemia da covid-19, as escolas e os espaços de leitura tiveram que se reinventar com ações voltadas para o ambiente remoto. Para continuar mantendo o interesse dos alunos nos livros, foram criadas bibliotecas virtuais, aliando leitura e tecnologia.

Os cuidados também foram redobrados. Em meio à retomada de 100% da capacidade presencial, os professores estão agendando horários para a retirada de livros e para o uso do ambiente de leitura. As escolas também estão reforçando os cuidados com os protocolos de segurança. “Com essa retomada, redobramos os cuidados com os protocolos que começam desde a entrada da escola, dentro das salas de aula e nos corredores, com a disponibilização de álcool em gel; procuramos também manter o distanciamento entre os alunos nas salas e na hora da alimentação, e reforçar o uso de máscara da forma adequada”, disse a subsecretária de Gestão Pedagógica, Marilena Ferreira.