Frota de Praia Grande é uma das mais modernas do País

Prefeitura recebe doação de 11 ônibus. Transporte coletivo ganha 30 novos veículos: 10 tipo jardineira e 20 com elevador para portadores de necessidades especiais

Por João Carlos Miranda | 28/4/2006

Praia Grande é a cidade que possui uma das mais modernas frotas de transporte coletivo do País. A afirmação foi feita por Joaquim Constantino, acionista da empresa Piracicabana, em solenidade que comemorou o Dia do Trabalho, realizada na manhã de hoje (28), no Espaço Piaçabuçu. Durante o evento foram entregues oficialmente 41 ônibus, sendo 11 para a Prefeitura e 30 para integrar a frota do serviço de transporte coletivo. Os veículos serão incorporados gradativamente dentro das duas próximas semanas, em substituição aos ônibus mais antigos. Dez deles, do tipo jardineira, já começam a circular sábado (29), na Linha 11 PR (Solemar-Tude Bastos pela praia).

“Na verdade, desconheço outro município brasileiro que possua essa diversidade de equipamentos”, afirmou Constantino. Os 11 ônibus doados para a Prefeitura vão transportar trabalhadores municipais e pessoas assistidas por programas voltados a famílias carentes. Já dos 30 veículos novos, 20 são dotados de elevador de acesso para portadores de necessidades especiais.

Dos ônibus doados para a Prefeitura, sete serão utilizados pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), dois pela Secretaria de Gestão Patrimonial (Segep) e dois pela Secretaria de Promoção Social (Sepros).

Presidindo o evento, o prefeito Alberto Mourão destacou que, com os ônibus doados pela Piracicabana, a Prefeitura atende a mais uma reivindicação dos trabalhadores municipais. “Ofereceremos um transporte mais seguro e confortável. Somando-se a estes ônibus, outros 16 novos veículos, como kombis e viaturas para a Guarda Municipal, serão incorporados à frota da Prefeitura até 15 de maio.
Com isso, podemos afirmar que atenderemos 100% da demanda em transporte de trabalhadores e equipamentos”, disse Mourão.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande, Getúlio Matos, Praia Grande é o primeiro município da Região Metropolitana da Baixada Santista a ter ônibus exclusivos para o transporte de trabalhadores. “É o resultado de um trabalho conjunto. Tivemos várias reuniões com representantes da Prefeitura. Buscamos os meios para solucionar o problema e hoje podemos dizer que o trabalhador municipal será conduzido adequadamente às frentes de trabalho”.

Os dois ônibus doados para a Sepros serão utilizados no transporte de crianças e de participantes dos diversos programas sociais desenvolvidos na Cidade. Como explicou a secretária, Nanci Solano Tavares de Almeida, os beneficiados são participantes de programas como o de Erradicação do Trabalho Infantil (PET); Navega São Paulo; Grupo Conviver e os PICs (Programa de Integração e Cidadania). “Poderemos desenvolver mais atividades sócio-educativas.”

Transporte Municipal – Sobre os 10 veículos tipo jardineiras, Alceu Cremonese, diretor da empresa Executiva (concessionária do serviço de transporte coletivo e, como a Piracicabana, pertencente ao Grupo Áurea), disse que se trata de uma frota especialmente solicitada à montadora. “As jardineiras são dotadas de janelas laterais maiores e mais largas, permitindo uma visão clara e abrangente, de forma que o usuário desfrute de todo o visual que o itinerário oferece.”

Outro diferencial é a tecnologia empregada nos novos veículos, iniciando pelo motor, com gerenciamento eletrônico substituindo a tradicional bomba injetora, o que ajuda a regular a temperatura ambiente dos veículos, além de diminuir o ruído interno. Já a carroceria possui bancos de fibra com encosto e assento estofados, além de vidros climatizados.

Um novo ônibus adaptado para cadeirantes também foi apresentado durante a solenidade. “Dentro de 15 dias devem entrar em operação todos os 20 novos ônibus adaptados com plataforma móvel (elevador para cadeirantes), de forma a melhor atender os usuários, em especial os portadores de necessidades especiais”, explicou Cremonese.

Com isso, segundo informou a Executiva, 30% da frota operacional de Praia Grande, que é de 68 veículos, passará a contar com o equipamento. Esse percentual é um dos maiores do País, segundo a empresa.

Além disso, com a entrega dos 30 veículos zero quilômetro, a frota de ônibus de Praia Grande terá idade média de 2,1 anos (hoje é de 3,7 anos). “Uma das mais novas e modernas em circulação em todo o País”, salientou Cremonese.