Prefeitura investe R$ 4 mi na reurbanização da Costa e Silva

Pedestres ganham mais espaço no corredor comercial do Boqueirão

Por João Carlos Miranda | 2/5/2006

A Prefeitura de Praia Grande investirá cerca de R$ 4 milhões na reurbanização da Avenida Costa e Silva, um dos principais corredores comerciais da Cidade. Na primeira fase, com conclusão prevista para setembro, a obra será executada no trecho entre as avenidas Brasil e Castelo Branco (praia). Na segunda etapa, a reurbanização será estendida até a Rua Espírito Santo. Cada fase tem cerca de 400 metros.

“A remodelação prevê a ampliação do espaço destinado ao pedestre, melhoria no fluxo e estacionamento de veículos e, complementando o planejamento visual, a padronização das marquises em policarbonato”, informou o secretário de Serviços Urbanos (Sesurb), Sérgio Bonito.

A primeira ação é o alargamento das calçadas para 6,5 metros. O revestimento está sendo definido: granito ou pedra Goiás, conhecida também como pedra luminária.

Um trecho piloto, pavimentado em granito, já está pronto na esquina da Avenida Costa e Silva com a Alameda Metropolitana. Outra calçada, agora com pedra Goiás, está sendo revestida na Avenida Presidente Kennedy, entre as ruas Xavantes e Tupi, no Bairro Tupi. “Vamos comparar as duas pedras - beleza e custo-benefício - e então decidir”, disse o secretário da Sesurb.

A pista da avenida terá 7 metros de largura. A área destinada ao estacionamento, com 2,5 metros de cada lado, permitirá a parada dos veículos paralelamente à via. Já o pavimento asfáltico dará lugar a blocos intertravados de concreto coloridos.

Na questão visual, destacam-se ainda as marquises, com estrutura em aço galvanizado branco e cobertura transparente em policarbonato. A reurbanização inclui também pergolados e estruturas treliçadas de aço em forma de arco, servindo de suporte para plantas trepadeiras. Cada estrutura cruzará a Costa e Silva nos trechos da Avenida Brasil, Rua Jaú, Alameda Metropolitana e Rua Dourados. No final da Costa e Silva, entroncamento com Avenida Castelo Branco, já na orla, haverá um chafariz ornamental. O traçado das vias neste local também sofrerá alterações, facilitando o fluxo de veículos e pedestres.

As melhorias contemplam, ainda, o comércio nas ruas Jaú, Dourados e Ponta Porã.

Segurança – Para garantir maior segurança aos comerciantes e pedestres, a Prefeitura vai instalar câmeras de vídeo a cada 60 metros.

Também a iluminação pública terá atenção especial. Será substituída por luminárias duplas que cruzarão a avenida. “Quem passou pela Costa e Silva até este mês e retornar no final do ano terá uma agradável surpresa. Com certeza a via se tornará mais um ponto turístico de Praia Grande”, ressaltou Sergio Bonito.