Rede municipal de ensino de Praia Grande cresce 8%

Cidade tem 52 escolas com 41.147 alunos matriculados

Por Ana Flávia Scarelli | 2/5/2006

Mais de 41 mil alunos estão matriculados na rede municipal de ensino de Praia Grande. A informação foi divulgada com a conclusão do censo escolar 2006, realizado em março em todo o País. Em 2005, o Município atendia 38.032 alunos. Hoje, são 41.147, um crescimento de 8,19%.

Para a secretária de Educação, Maura Lígia Costa Russo, o constante crescimento da rede, além do reflexo do desenvolvimento da Cidade, mostra a qualidade do ensino municipal, com investimentos contínuos na estrutura física e pedagógica.

Só da 5ª a 8ª séries, o número de alunos saltou de 1.845 para 3.530, o equivalente a 91,32%. A entrada de novos alunos também foi significativa na faixa etária de 0 a 3 anos, que compreende as crianças de creche. O índice de crescimento ficou em 11,93%, com o aumento de 395 novos estudantes. “A ampliação do ensino fundamental para nove anos, passando a atender crianças a partir de 6 anos é, sem dúvida um dos fatores que colaboram para o aumento da demanda”, disse Maura Lígia.

O resultado do censo era o esperado por técnicos da Seduc. Dados do Sistema Integrado de Matrículas do Município revelaram que dos mais de 2.600 pedidos de transferências registrados, mais de 800 eram de novos alunos. Deste total, 401 estudantes vieram de outros municípios, 85 migraram da rede estadual, 70 da rede particular e 255 são alunos de educação infantil que estavam fora da escola.

Entre os 401 novos moradores, 138 vieram de cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista, outros 109 moravam na Capital, 15 da região do ABC; 73 do Interior Paulista e 66 provenientes de outros estados.

Apesar do crescimento, a secretária afirmou que a rede acomoda os novos alunos. Ela acredita que “os novos moradores chegam em busca de melhor qualidade de vida e que a Educação, certamente, é um dos maiores fatores.”

Nove anos – As ações para a evolução do ensino municipal em Praia Grande são contínuas. À frente de muitos municípios, a Seduc implantou, no início de 2005, o ensino fundamental de nove anos, garantindo o direito de estudar a partir dos seis anos de idade. Com a ampliação, ficou instituído o Ciclo de Alfabetização, que absorveu o pré e a primeira série, transformando-os em fase I e II, respectivamente.

O Ciclo de Alfabetização garante às crianças dois anos de ‘letramento’. No modelo antigo, a criança tinha apenas um ano para iniciar o processo de alfabetização e apresentar resultados significativos para obter aprovação.

Período Integral – Mais um ponto positivo no ensino municipal de Praia Grande é o funcionamento de algumas unidades em período integral. Das 52 escolas municipais, 29 trabalham com alunos de 7 a 14 anos. Este ano, a Cidade já conta com 28% destas unidades trabalhando com a Educação em Período Integral (EPI), perfazendo um quadro de oito escolas. A EPI também colaborou com o aumento da rede. Este ano, 1.894 alunos já têm jornada escolar de dez horas diárias, contra 1.477 em 2005.

As unidades oferecem atividades extracurriculares, como artes, educação física, recreação, caratê, coral, informática, fanfarra e danças, entre as quais balé clássico e moderno, sapateado e jazz, além de religiosidade. Esta última voltada exclusivamente à educação para valores.

Estrutura – Praia Grande possui 52 escolas municipais. Todas ligadas à Central de Monitoramento da Prefeitura, o que garante a observação das instalações 24 horas por dia, para segurança e tranqüilidade de pais, alunos e professores.

Em 2006, a Prefeitura está investindo R$ 6,2 milhões em obras de revitalização de cinco escolas, medida que beneficia diretamente 3.417 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Três unidades já estão em obras: Luzia Borba Ranciaro, no Bairro Sítio do Campo, com 241 alunos; Thereza Magri, no Antártica, onde estudam 682 alunos; e a maior das três, Domingos Soares de Oliveira, no Trevo, com 1.365 matriculados. Outras duas escolas, a Estado do Amazonas, com 754 alunos, também no Trevo; e Ophélia Caccetari dos Reis, 375 estudantes, no Quietude entram em obras no segundo semestre.

Projetos inovadores – Na área pedagógica, a Secretaria continua apresentando projetos inovadores. Além do Pedagogo Comunitário, do Contraturno e dos já conhecidos Info-Pai e Melhor Idade On-Line, a secretaria conta com Cidadão PG, que funciona como portal e oferece cerca de 8 mil e-mails.

Entre outras áreas de destaque estão a Educação Inclusiva, a Coordenadoria de Esporte e Cultura nas Escolas e a Educação Ambiental. As unidades, além de espaço adequado, contam com laboratórios de informática com equipamentos de última geração, professores habilitados e profissionais de apoio qualificados para o trabalho.

Para Maura Lígia, o resultado da dedicação é visto quando o aluno deixa a rede para ser um cidadão. “Estamos inserindo, paralelamente à grade curricular, noções de cidadania, respeito, responsabilidade e valores. Nossos alunos, quando deixam a escola, saem conscientes do que é ser um cidadão crítico e reflexivo, capaz de mudar seu mundo”.