Mostra enfatiza superação dos professores em ensinar os alunos
Adaptar-se à nova realidade e alcançar alunos de inclusão foram alguns dos desafios
19/11/2021

Se adaptar à nova realidade imposta pela pandemia e atender às demandas dos alunos de inclusão foram os grandes desafios encontrados pelos professores nos últimos tempos. Para valorizar a atuação destes profissionais que se reinventaram por necessidade, a Secretaria de Educação (Seduc) realizou a 1ª Mostra de Educação Infantil. O evento reuniu docentes da rede municipal de ensino nesta quinta-feira (18), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.
A Mostra teve como ponto de partida a necessidade de valorizar a Educação Infantil como base na formação do aluno crítico, participativo e protagonista que desejamos formar. O público-alvo do encontro foram os demais professores da rede, bem como, equipe gestora das unidades e profissionais que atuam na área da educação. Os temas dos projetos apresentados foram bem variados sendo de acordo com a realidade das turmas que receberam as atividades.
Ao todo foram apresentados 24 projetos desenvolvidos ao longo do ano nas unidades de Educação Infantil. A Mostra teve como tema principal “A Valorização da Educação Infantil no Contexto da Pandemia”. Além do compartilhamento de práticas de sucesso em sala de aula, o evento contou também com a participação de iniciativas realizadas pelos atendentes de educação I e educadores de desenvolvimento infanto-juvenil (EDIJ). Os grupos foram divididos em duas turmas nos períodos da manhã e da tarde.
Os dois momentos contaram com a participação da secretária de Educação, a professora Cida Cubilia. Durante a conversa com os docentes, a titular da pasta fez questão de agradecer o empenho de todos em manter a qualidade do ensino oferecido aos alunos. “No dia de hoje, estamos provando que é possível e que houve superação. Além disso, que neste processo que passamos, mesmo nos adaptando, tivemos sim alunos que aprenderam com as aulas remotas”.
Para a secretária de Educação, o resultado positivo foi possível graças ao comprometimento dos professores e equipes gestoras das unidades. “A educação para acontecer de fato precisa ser organizada e funcional. Só assim conseguimos alcançar os resultados que foram apresentados pelos projetos compartilhados durante essa Mostra. E esses frutos serão colhidos lá na frente”, ressaltou.
Boas práticas - A cada projeto apresentado ficou evidenciado que os docentes se adaptaram ao formato que mais tinham familiaridade. Caso da proposta apresentada pela professora Sthefani Cristina Aporta de Oliveira, da EM Estado do Amazonas. Para colocar o projeto “A Parceria da Família no Ensino Remoto”, os docentes da unidade apostaram no uso de aplicativos diferentes, como Bitmoji e WordWall, como também sites gratuitos, que foi o caso do Liveworksheets.
Com olhar voltado para suprir a necessidade de um aluno público-alvo da Educação Especial, a professora Karina Mariane Haufe desenvolveu o projeto “Reinventar para Incluir”. Lotada na EM Oswaldo Justo a docente comentou que contou com apoio da mãe de um aluno deficiente visual para entender a melhor forma de ensiná-lo. “O maior desejo dele era de saber ler. Para isso encontrei mecanismos que o permitissem que ele aprendesse”, destacou.
Para a coordenadora de Educação Infantil, Márcia Lizar, o evento permite evidenciar o empenho e dedicação dos docentes que de forma criativa deram continuidade ao aprendizado dos alunos nesse momento histórico vivido. “A Mostra foi um momento de afirmação da qualidade entregue em cada trabalho realizado. Vimos diferentes estratégias sendo adotadas, mas todas com o mesmo objetivo. Tornar latente a relação ensino-aprendizado entre alunos e professores”.
A Mostra teve como ponto de partida a necessidade de valorizar a Educação Infantil como base na formação do aluno crítico, participativo e protagonista que desejamos formar. O público-alvo do encontro foram os demais professores da rede, bem como, equipe gestora das unidades e profissionais que atuam na área da educação. Os temas dos projetos apresentados foram bem variados sendo de acordo com a realidade das turmas que receberam as atividades.
Ao todo foram apresentados 24 projetos desenvolvidos ao longo do ano nas unidades de Educação Infantil. A Mostra teve como tema principal “A Valorização da Educação Infantil no Contexto da Pandemia”. Além do compartilhamento de práticas de sucesso em sala de aula, o evento contou também com a participação de iniciativas realizadas pelos atendentes de educação I e educadores de desenvolvimento infanto-juvenil (EDIJ). Os grupos foram divididos em duas turmas nos períodos da manhã e da tarde.
Os dois momentos contaram com a participação da secretária de Educação, a professora Cida Cubilia. Durante a conversa com os docentes, a titular da pasta fez questão de agradecer o empenho de todos em manter a qualidade do ensino oferecido aos alunos. “No dia de hoje, estamos provando que é possível e que houve superação. Além disso, que neste processo que passamos, mesmo nos adaptando, tivemos sim alunos que aprenderam com as aulas remotas”.
Para a secretária de Educação, o resultado positivo foi possível graças ao comprometimento dos professores e equipes gestoras das unidades. “A educação para acontecer de fato precisa ser organizada e funcional. Só assim conseguimos alcançar os resultados que foram apresentados pelos projetos compartilhados durante essa Mostra. E esses frutos serão colhidos lá na frente”, ressaltou.
Boas práticas - A cada projeto apresentado ficou evidenciado que os docentes se adaptaram ao formato que mais tinham familiaridade. Caso da proposta apresentada pela professora Sthefani Cristina Aporta de Oliveira, da EM Estado do Amazonas. Para colocar o projeto “A Parceria da Família no Ensino Remoto”, os docentes da unidade apostaram no uso de aplicativos diferentes, como Bitmoji e WordWall, como também sites gratuitos, que foi o caso do Liveworksheets.
Com olhar voltado para suprir a necessidade de um aluno público-alvo da Educação Especial, a professora Karina Mariane Haufe desenvolveu o projeto “Reinventar para Incluir”. Lotada na EM Oswaldo Justo a docente comentou que contou com apoio da mãe de um aluno deficiente visual para entender a melhor forma de ensiná-lo. “O maior desejo dele era de saber ler. Para isso encontrei mecanismos que o permitissem que ele aprendesse”, destacou.
Para a coordenadora de Educação Infantil, Márcia Lizar, o evento permite evidenciar o empenho e dedicação dos docentes que de forma criativa deram continuidade ao aprendizado dos alunos nesse momento histórico vivido. “A Mostra foi um momento de afirmação da qualidade entregue em cada trabalho realizado. Vimos diferentes estratégias sendo adotadas, mas todas com o mesmo objetivo. Tornar latente a relação ensino-aprendizado entre alunos e professores”.