EM Anahy Trovão representa pilar da educação inclusiva em PG

Unidade de ensino completa 25 anos de atendimento ao público da educação especial

21/12/2021

Praia Grande tem o status de ser uma referência quando o assunto se trata de educação inclusiva. Em 1996, a Cidade foi a pioneira no País ao implementar tal sistemática nas escolas municipais e a oferecer cursos de capacitação na área. A EM Anahy Navarro Trovão, no Bairro Boqueirão, serve como um pilar em todo esse processo. Nesta terça-feira (21), a unidade de ensino completa 25 anos de história.

A EM Anahy Navarro Trovão está entre as que oferecem atendimento exclusivo a alunos de Educação Especial. Localizada no Bairro Maracanã, a EM Sergio Vieira de Mello é a outra escola que recebe apenas estudantes do mesmo público alvo. Atualmente, 215 pessoas são matriculadas nas duas unidades de ensino, onde participam de atividades que visam seu desenvolvimento, fazem aulas de esporte, artesanato, dança e se socializam.

Ao longo dos anos, a unidade passou a desenvolver projetos diferenciados para promover a interação dos atendidos. Entre eles está projeto de Sala de Comunicação e Expressão e Rádio Trovão, onde os estudantes produzem a Folha do Anahy e o programa da Rádio Trovão. Com auxílio dos professores, os alunos produzem as matérias, fazem entrevistas e executam a apresentação.

Outra proposta colocada em prática é a Mostra Especial de Artes. Uma vez ao ano, os alunos da EM Anahy Navarro Trovão fazem apresentam números de dança, teatro e musicalização. A atividade ocorre em conjunto com a EM Sérgio Vieira de Mello que também participa do espetáculo. Além das performances, as unidades fazem a exposição dos trabalhos artesanais desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano.

Muito mais – Além do atendimento específico pelas escolas citadas acima. A Secretaria de Educação oferece atendimento aos alunos na rede regular de ensino. Entre os serviços prestados estão as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que passará a contar com mais quatro unidades em 2022. Conhecidas como salas multifuncionais, que atendem esses alunos no contraturno escolar.

Uma dessas salas é especifica para estudantes com deficiência visual e outra é destinada apenas a alunos com deficiência auditiva. Esses últimos também são atendidos em quatro polos escolares, com o acompanhamento de professores interlocutores de Libras e também contam com aula de Língua Portuguesa em LIBRAS, com professor especializado. Atualmente, a pasta municipal atende mais de 1,6 mil alunos em educação inclusiva.

A Secretaria de Educação oferece, ainda, cursos de capacitação para professores e equipes técnicas das escolas municipais. Além disso, oferece curso de libras online no portal www.cidadaopg.sp.gov.br, aberto a todos os interessados.