Praia Grande instala totens de autoatendimento no espaço do Poupatempo

Objetivo é descentralizar atendimento do Paço, disponibilizando serviços em outros locais

28/12/2021

A Prefeitura de Praia Grande instalou dois totens de autoatendimento do projeto “PG Online” no espaço do Poupatempo da Cidade. O objetivo da Administração Municipal é descentralizar os atendimentos do paço, disponibilizando serviços relacionados à Secretaria de Finanças em outros espaços públicos.

Um diferencial dos totens no Poupatempo será o horário estendido de funcionamento, inclusive nos fins de semana. Os equipamentos funcionarão no espaço de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. São duas entradas, a principal pelo estacionamento do Shopping, que funciona no horário de atendimento do Poupatempo, e a do acesso a Praça de alimentação, que abre a partir das 10h.

O Poupatempo é o primeiro local fora da prefeitura a disponibilizar serviços municipais financeiros. Os totens estão instalados no corredor principal, ao lado da entrada do Poupatempo, na frente do Posto do Atendimento ao Trabalhador (PAT), e será supervisionado pela Secretaria de Finanças (Sefin), em parceria com a Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai). Nesses primeiros dias de funcionamento, um servidor da Sefin ficará à disposição no local para orientar os munícipes e fornecer informações para os servidores da Seai (que no futuro poderão tirar dúvidas que surgirem da população que utilizarão os equipamentos). Os totens são modernos equipamentos e já reforçam o trabalho de autoatendimento no Paço Municipal desde o meio deste ano.

Através dos totens “PG Online”, munícipes podem solicitar serviços e até imprimir gratuitamente documentos como emissão de 2ª via de IPTU, emissão de 2ª via COSIP, certidão negativa ou positiva de débitos imobiliários, emissão certidão valor venal, emissão Guia ITBI, parcelamentos de débitos em dívida ativa, emissão de alvará de exercícios anteriores, extratos de débitos imobiliário e diversos serviços às empresas, autônomos, feirantes e ambulantes.

Conforme o secretário de Finanças, Cristiano Mola, o atendimento PG Online tem dado bons resultados desde que foi implantado na Prefeitura. “No mês de dezembro, mais de 50% das pessoas que foram ao Paço Municipal à procura dos serviços de finanças, utilizaram o totem de autoatendimento. Esse número comprova que o serviço é útil e eficiente. A Prefeitura continua trabalhando pela desburocratização dos serviços públicos, conforme o plano de governo da Administração. Queremos garantir cada vez mais agilidade e eficiência no atendimento à população”.

O responsável pela Secretaria de Assuntos Institucionais, Itamar Marciano, destacou: “O compromisso da Prefeitura é facilitar o acesso dos serviços públicos aos contribuintes. Com a descentralização do atendimento, o munícipe só tem a ganhar, é mais uma opção para o contribuinte resolver seu problema de finanças sem precisar ir até a Prefeitura”.

Endereço - O Poupatempo fica no Litoral Plaza Shopping, na Avenida Ayrton Senna da Silva, 1.511, Bairro Xixová.