Inscrição municipal de autônomos de forma online agiliza atendimento

Em menos de um mês foram protocoladas mais de 40 solicitações pelo site da Prefeitura

Por Maria Souza | 14/3/2022

Autônomos de Praia Grande podem solicitar inscrição municipal de forma 100% online. A solicitação deve ser feita no portal da Cidade e, para facilitar o acesso, a Secretaria de Finanças envia o link do serviço pelo WhatsApp business 3496-2275.

Desde a implantação da novidade, no início de fevereiro, o cidadão não precisa ir até o paço para solicitar a inscrição municipal. É possível fazer tudo pelo celular ou computador, de casa, ou do escritório. Basta acessar o site www.praiagrande.sp.gov.br, buscar banner “Serviços Online”, e escolher a opção “Autônomos – Requerimentos de inscrição/alteração”.

Para facilitar ainda mais o acesso, o WhatsApp da Sefin pode enviar o link direto do serviço. Quem precisar, deve enviar mensagem para o WhatsApp 3496-2275. No primeiro momento, o munícipe é respondido com uma mensagem de boas-vindas e uma lista de números com opções de serviços. Basta escolher a opção “7 - Alvará /Inscrição de Autônomos”. Com isso, o munícipe receberá o link de acesso direto para o serviço de Inscrição Municipal.

As inscrições estão sendo atribuídas em menos de 24 horas e até o momento, a Cidade já registrou um total de 40 solicitações. Após a análise dos documentos anexados, a Sefin realiza o deferimento ou indeferimento do processo. Os casos indeferidos, em sua maioria, são por conta de solicitações divergentes, ou seja, munícipes solicitam outros serviços e não o de inscrição municipal de autônomos.

Por enquanto, o sistema comporta o primeiro módulo, que beneficia os autônomos, mas o projeto segue em desenvolvimento para ser ampliado e oferecer mais funcionalidades, com opções para empresas em geral e até inscrição municipal para Microempreendedor Individual (MEI).

Segundo o secretário de Finanças, Cristiano Mola, o serviço online surgiu com a missão de inovar, agilizar e facilitar o atendimento ao autônomo. “A Prefeitura vem inovando e implantando diversas opções para garantir excelência no atendimento ao munícipe, cumprindo as metas do plano de governo no que diz respeito à desburocratização dos serviços públicos, especificamente a meta de atribuir as inscrições de autônomos em até 24 horas. A retirada de inscrição municipal é de responsabilidade da Sefin, mas para a implantação do serviço online, o apoio da Secretaria de Planejamento, através da Tecnologia da Informação, foi fundamental”.