Seduc compartilha sistema de coleta de dados relativos ao Censo Escolar

Anfitriã, Cidade foi convidada a fazer explanação no segundo dia de encontro

Por Daniel Elias | 24/3/2022

Anfitriã da reunião técnica anual, promovida pelo Governo do Estado, a Secretaria de Educação (Seduc) foi convidada a compartilhar com os presentes como realiza a coleta de informações. A apresentação ocorreu durante o segundo dia evento, na quarta-feira (23), no Palácio das Artes. Em Praia Grande, a Seduc faz o levantamento dos dados de forma centralizada para facilitar o repasse.

A explanação aos presentes ficou a cargo das diretoras do Departamento de Legislação e Planejamento Educacional, Thaloa M. Prestia Ramos, e da Divisão de Planejamento e Vagas, Ana Paula Dias de Sousa. De acordo com a dupla, a Seduc conta com a atuação da Central de Vagas para centralizar as informações e servir de elo com as escolas municipais para auxiliar no que for necessário.

Para contextualizar sobre a estrutura de ensino em Praia Grande, Thaloa Ramos compartilhou com os participantes o número de unidades existentes e alunos matriculados. Atualmente, a Cidade conta com 78 escolas municipais e mais de 53 mil estudantes. Para atender a essa demanda, a Secretaria de Educação contabiliza 6.782 servidores no seu quadro de funcionários.

Em Praia Grande, o setor da Central de Vagas fica responsável em fazer a coleta das informações junto às escolas. Para isso, a Seduc utiliza um sistema próprio para reunir os dados e também a Secretaria Escolar Digital (SED) administrada pelo Governo de Estado. “Entendemos que desta forma, centralizada, fica mais fácil de acompanharmos o repasse de informações e, até mesmo, corrigir quando necessário”, destacou Thaloa Ramos.

Segundo Ana Paula Souza, após receber as orientações por parte da Diretoria Regional de Ensino, o setor realiza uma reunião interna para definir o modo de atuação. Uma vez feito isso, ocorre a conversa com as equipes técnicas das unidades de ensino para que entendam o processo e iniciem a coleta. Após devolução das escolas, a Centra de Vagas faz um pente fino nos dados passados.

“O Censo Escolar também funciona para nós como um termômetro do que de fato acontece nas escolas. Quando encontramos alguma informação divergente entramos em contato com a equipe gestora para que verifique novamente e, se necessário, faça as correções pertinentes. Só depois de um novo pente fino, encaminhamos os relatórios finais”, explicou a diretora Divisão de Planejamento e Vagas.

Objetivo - A reunião em Praia Grande teve como finalidade padronizar as orientações quanto às informações relativas ao Censo Escolar. Realizado anualmente, o mesmo tem como proposta a coleta de informações educacionais junto às escolas municipais. Desta forma serão levantados dados condizentes às escolas, alunos matriculados, professores e demais elementos pertinentes à rotina das unidades.

Com o levantamento dos dados, as informações são passadas ao Ministério da Educação (MEC). Com os números em mãos, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o mesmo realiza o cálculo dos valores repassados aos munícipios. Isso ocorre por intermédio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Com o censo escolar ocorre o melhor direcionamento do repasse de recursos financeiros por parte dos programas federais. Tais iniciativas visam a aperfeiçoar o atendimento oferecidos aos alunos e garantir a qualidade no sistema de ensino, sendo elas, alimentação escolar, livro didático, transporte escolar e entre outros.