Munícipes podem consultar no Acolhe PG informações sobre atendimentos da Saúde
Usuários poderão pesquisar fila de consultas, exames e procedimentos pelo 162
Por Aline Gomes | 6/4/2022

Colaboração Rodrigo Herrero
Os moradores de Praia Grande contam agora com uma nova forma de consultar a sua posição na fila de consultas, exames e procedimentos na rede municipal de Saúde. Por meio do Acolhe PG, os munícipes terão maior agilidade na obtenção dessas informações, que já estavam disponíveis no site da Prefeitura. Além de ampliar o acesso, a central telefônica oferece ainda mais transparência aos processos junto à população.
Quem necessitar saber em que posição está na fila de espera dos serviços de saúde do Município deverá entrar em contato pelo telefone 162, digitar a opção 3 e informar o nome completo para o atendente. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos finais de semana e feriado das 8 às 17 horas.
Consulta pela Internet – Além do acesso via Acolhe PG, o munícipe continua podendo fazer essa conferência pela internet. Basta entrar no site da Prefeitura de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br) e clicar no link em ‘Carta de Serviços’; na sequência, pesquise por lista de espera e clique no resultado; siga as instruções de 1 a 4; é necessário informar a matrícula do cartão SUS. A partir daí, o usuário já consegue visualizar todos os procedimentos em aguardo. Com a novidade, na prática, o paciente tem total privacidade para acessar o sistema.
Consultório Informatizado – A utilização da tecnologia na Saúde já vem ocorrendo há alguns anos em Praia Grande. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) desenvolveu a implantação do Consultório Informatizado em módulos e de forma gradativa. As primeiras a receberem o sistema foram as Unidades de Saúde da Família (Usafas). Na sequência, os equipamentos que desenvolvem atendimentos na área das Especialidades Médicas, como o Centro Especializado em Reabilitação (CER), o Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas) e também as clínicas credenciadas passaram a integrar a rede. Por fim, a área hospitalar foi interligada.
O Consultório Informatizado vai além do cumprimento à determinação da Resolução nº 07/16, do Ministério da Saúde, que define o prontuário eletrônico como modelo de informação para registro das ações de saúde na Atenção Básica. No Município, o sistema faz todo o acompanhamento indicando datas e ausências em consultas, requisição e resultados de exames, prescrições de medicamentos, retorno etc.
Acolhe PG – O Acolhe PG é um serviço telefônico que disponibiliza para a população acesso a profissionais qualificados que vão prestar esclarecimentos, informar sobre os serviços de saúde ofertados pela rede de Atenção à Saúde Municipal e também monitorar e orientar pessoas que estão com sintomas de covid-19.
No ano passado o serviço foi ampliado para atender pacientes que necessitam de transporte para tratamento de saúde, acompanhamento de gestantes de alto risco, agendamento de consultas e exames e disque amamentação, proporcionando uma maior agilidade em diversos atendimentos de saúde. Os números para atendimento são: 162 e 3496-2281. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 17 horas.
Os moradores de Praia Grande contam agora com uma nova forma de consultar a sua posição na fila de consultas, exames e procedimentos na rede municipal de Saúde. Por meio do Acolhe PG, os munícipes terão maior agilidade na obtenção dessas informações, que já estavam disponíveis no site da Prefeitura. Além de ampliar o acesso, a central telefônica oferece ainda mais transparência aos processos junto à população.
Quem necessitar saber em que posição está na fila de espera dos serviços de saúde do Município deverá entrar em contato pelo telefone 162, digitar a opção 3 e informar o nome completo para o atendente. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos finais de semana e feriado das 8 às 17 horas.
Consulta pela Internet – Além do acesso via Acolhe PG, o munícipe continua podendo fazer essa conferência pela internet. Basta entrar no site da Prefeitura de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br) e clicar no link em ‘Carta de Serviços’; na sequência, pesquise por lista de espera e clique no resultado; siga as instruções de 1 a 4; é necessário informar a matrícula do cartão SUS. A partir daí, o usuário já consegue visualizar todos os procedimentos em aguardo. Com a novidade, na prática, o paciente tem total privacidade para acessar o sistema.
Consultório Informatizado – A utilização da tecnologia na Saúde já vem ocorrendo há alguns anos em Praia Grande. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) desenvolveu a implantação do Consultório Informatizado em módulos e de forma gradativa. As primeiras a receberem o sistema foram as Unidades de Saúde da Família (Usafas). Na sequência, os equipamentos que desenvolvem atendimentos na área das Especialidades Médicas, como o Centro Especializado em Reabilitação (CER), o Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas) e também as clínicas credenciadas passaram a integrar a rede. Por fim, a área hospitalar foi interligada.
O Consultório Informatizado vai além do cumprimento à determinação da Resolução nº 07/16, do Ministério da Saúde, que define o prontuário eletrônico como modelo de informação para registro das ações de saúde na Atenção Básica. No Município, o sistema faz todo o acompanhamento indicando datas e ausências em consultas, requisição e resultados de exames, prescrições de medicamentos, retorno etc.
Acolhe PG – O Acolhe PG é um serviço telefônico que disponibiliza para a população acesso a profissionais qualificados que vão prestar esclarecimentos, informar sobre os serviços de saúde ofertados pela rede de Atenção à Saúde Municipal e também monitorar e orientar pessoas que estão com sintomas de covid-19.
No ano passado o serviço foi ampliado para atender pacientes que necessitam de transporte para tratamento de saúde, acompanhamento de gestantes de alto risco, agendamento de consultas e exames e disque amamentação, proporcionando uma maior agilidade em diversos atendimentos de saúde. Os números para atendimento são: 162 e 3496-2281. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 17 horas.