Alunos da Educação Infantil participam da Semana de Conscientização do Autismo

Objetivo foi levar informação e promover educação inclusiva dentro das escolas

Por Beatriz Boturão | 8/4/2022

As unidades de Educação Infantil da rede municipal realizaram entre os dias 01 e 08 de abril uma série de atividades da “Semana de Conscientização do Autismo”. O objetivo principal da Semana foi despertar conhecimento para as crianças sobre o que é o autismo, seus sinais e sintomas, as características e, principalmente, promover ações que contribuam para uma educação inclusiva de qualidade.

Na EM. Luzia Borba, a partir da leitura do Livro “Meu amigo faz iiiii”, os alunos realizaram diversas atividades alusivas ao tema, como rodas de conversa, confecção de pulseiras com quebra-cabeça, recorte, colagem, pintura e confecção de cartazes com o símbolo e a cor do autismo (azul).

A EM. Pablo Trevisan Perutch também utilizou o mesmo livro para confeccionar cartazes alusivos ao tema e promoveram o “Dia D" na escola com a participação dos funcionários que vestiram roupas na cor azul.

Já a EM. João Batista Resine trabalhou o tema “Autismo conscientização e amor” realizando diversas atividades artísticas dentro e fora das salas de aula. Os pais também participaram de uma leitura junto às crianças, oportunizando a reflexão e o depoimento dos responsáveis.

Os pais também foram recepcionados na EM. Maestro Luiz Arruda Paes que promoveu uma reunião de acolhimento. Os servidores públicos da escola também participaram de uma capacitação com informações sobre o autismo, a fim de promover uma educação cada vez mais inclusiva.

Muita música agitou a EM. Paulo de Souza Sandoval, com os alunos participando de apresentações musicais. Vídeos explicativos, roda de conversa e cartazes interativos fixados no corredor também fizeram parte da campanha. Na EM. José Crego, todos os funcionários se mobilizaram na realização de ações de valorização ao autismo, sendo uma delas a criação de um vídeo em homenagem ao tema.

Outras atividades como encontros, palestras, vídeos e homenagens aos alunos ocorreram em todas as escolas ampliando e fortalecendo o conhecimento sobre esse tema tão importante. Para Márcia Lizar, Coordenadora de Educação Infantil, o principal objetivo dessas iniciativas é trabalhar essa inclusão junto aos alunos, desde pequenos. “O mais importante é que os objetivos de conscientização e valorização junto aos alunos e seus familiares estão sendo alcançados. Nossos alunos ,desde a primeira infância, já convivem e respeitam as diferenças e isso é muito importante”, afirmou.