Portadores de deficiência devem solicitar cartão eletrônico

Identificação eletrônica garante gratuidade no transporte coletivo municipal

Por João Carlos Miranda | 29/5/2006

A Secretaria de Trânsito e Transportes de Praia Grande (Setransp) iniciou a troca da atual carteira de papel, que garante gratuidade ao transporte público municipal aos portadores de necessidades especiais, por um cartão eletrônico, de plástico. Atualmente 4 mil pessoas são beneficiadas.

“O prazo para efetuar a troca termina em agosto, mas os interessados não devem deixar a solicitação para a última hora”, alerta o chefe do Departamento de Transportes, Claudenir de Barros Carneiro.

Além de moderno e seguro, o cartão eletrônico elimina a possibilidade de fraude do documento. “Com a atual tecnologia é possível fazer uma cópia, se não idêntica, muito parecida à carteira original. Já constatamos alguns casos. Já com o cartão eletrônico será impossível”, explicou Claudenir Carneiro.

O cartão também possibilitará a melhoria do sistema e a oferta de outros serviços. “Vamos verificar quantas vezes, quais horários e que linhas são mais utilizadas. Com isso poderemos fazer um planejamento melhor e adequar os serviços às necessidades do usuário portador de necessidade especial”.

A troca é gratuita e deve ser feita no Departamento de Transportes localizado no Terminal Tude Bastos, na Avenida dos Trabalhadores, s/nº, Bairro Sítio do Campo, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.