Usafa Maracanã realiza encontro sobre alimentação saudável e atividade física

Projeto Medida Saudável retoma trabalho em grupo de orientação e promoção à saúde

Por Aline Gomes | 5/5/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

Dentro do programa de retomada das atividades das Unidades de Saúde da Família (Usafas) de Praia Grande, a Usafa Maracanã realizou na última terça-feira (3) a volta do Projeto Medida Saudável, que valoriza a alimentação saudável e a atividade física como formas de promover a saúde e oferecer mais qualidade de vida à população. Os encontros haviam sido paralisados por conta da pandemia, mas agora começam a retornar à normalidade.

E no primeiro bate-papo, uma nutricionista e um educador físico trataram sobre a importância dos nutrientes no nosso organismo, os cuidados a serem tomados para não comer em excesso e a diferença entre alimentos in natura, processados e ultraprocessados. Além disso, os benefícios de unir atividade física e alimentação mais balanceada para a saúde foram enfatizados na conversa.

“Fico muito feliz em vê-los reunidos para essa retomada das atividades. Nossa ideia é falar do conceito de alimentação saudável e esclarecer dúvidas, desmistificando alguns pensamentos que eles têm sobre alguns alimentos e orientando sobre a importância de comer alimentos variados, em menor quantidade, mas evitando dietas restritivas. Sempre pensando em passar a informação de forma lúdica, para que todos gravem bem”, explica a nutricionista Cristina Freitas, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família na Atenção Básica (Nasf-AB) de Praia Grande.

A outra ponta desse processo é o exercício físico, que é trabalhado de forma complementar aos cuidados com o que se come. Sempre com foco na saúde. “Procuramos enfatizar na Academia da Saúde a atividade física em prol da saúde e não do estético, que pode até vir junto, mas é secundário, pois aqui estamos pensando na melhora da qualidade de vida das pessoas e na diminuição do uso de medicamentos”, destaca o educador físico da Academia da Saúde Maracanã, Mauricio dos Santos.

É o caso de Maria de Lourdes Reis Sá Malheiro, 81 anos, que frequenta a Academia da Saúde Maracanã desde o início e, durante o bate-papo, frisou o quanto a prática da atividade física tem sido benéfica para a sua mobilidade. “Estou feliz de não estar dependendo de ninguém para fazer minhas tarefas. Por causa dos exercícios eu estou bem melhor. Agora eu estico o braço e consigo estender a roupa no varal, puxar a cama. Vou até o Caiçara a pé e volto de ônibus, estou sempre me movimentando”, conta.

Diferenças – Uma curiosidade foi a disposição em uma mesa de alguns alimentos vendidos nas feiras e supermercados. Uma espiga de milho, uma lata com o milho em conserva e um salgadinho de milho foram exibidos para exemplificar como os produtos são feitos e os perigos dos ultraprocessados para a saúde. O mesmo exemplo foi utilizado com o abacaxi.

“Nós trouxemos os alimentos para eles verem e entenderem na prática esse processo. O abacaxi, por exemplo. Primeiro tem a fruta, um alimento in natura. Aí tem o abacaxi em calda, processado, com três ingredientes: açúcar, água e o abacaxi. E depois o suco em pó de abacaxi, que muitas pessoas utilizam e que a gente quer mostrar que é melhor tomar o suco de fruta do que comprar esses suquinhos industrializados, ricos em conservantes, estabilizantes, corantes e açúcar, prejudiciais ao organismo, e que de fruta mesmo não têm nada” detalha a nutricionista.

Na apresentação também foram entregues dentro de um copinho plástico papeis com frases destacando os benefícios dos exercícios físicos. Cada participante retirava um papel, lia a frase e o professor da Academia da Saúde falava a respeito, comentando sobre os benefícios na prevenção de doenças como hipertensão e diabetes, além do fortalecimento muscular e da melhora da flexibilidade.

O retorno do projeto Medida Saudável foi conduzido pela nutricionista Cristina Freitas e pelo educador físico Mauricio dos Santos, com o apoio das estagiárias de nutrição do Nasf, Geovanna Santos Silva e Tamires Scatena, que estão estagiando na rede graças a uma parceria da Prefeitura de Praia Grande com a Universidade São Judas Tadeu.

Ao final do encontro foi entregue um informativo impresso com um resumo das orientações denominado “10 passos para uma alimentação saudável”. A expectativa é que os encontros do projeto Medida Saudável ocorram na Usafa Maracanã sempre na primeira terça-feira de cada mês.

Nasf-AB – Dentro de sua estrutura de serviços prestados, o Nasf se destaca na prevenção à saúde, além de agilizar os atendimentos. A equipe conta com profissionais nas seguintes áreas: pediatria, ginecologia, psicologia, fisioterapia, educação física, assistência social e nutrição. O Nasf atende a partir da rede de Atenção Primária, em conjunto com as Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Município.

Atenção Básica – Investir na Atenção Básica é a principal diretriz da área da Saúde em Praia Grande. O setor é considerado porta de entrada do sistema responsável por atendimentos primários nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) que evitam procedimentos de urgência, emergência e hospitalares através de acompanhamento médico com consultas. A Cidade chegou à marca de 30 equipamentos deste tipo. Para os próximos anos, está prevista a construção de mais quatro Usafas.

Mensalmente são realizados cerca de 40 mil atendimentos voltados à população como consultas, exames, diagnósticos e encaminhamentos para as Especialidades Médicas, trabalhos em grupo, pequenos procedimentos, entre outros.

Os números municipais comprovam o avanço. A Cidade ampliou as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuam nas Usafas. Em 2012, eram 47, agora, em 2022, são mais de 100, crescimento que supera 100%. Desta forma, Praia Grande garante cobertura total populacional na ESF. A excelente marca reforça o Município como referência na Região Metropolitana da Baixada Santista no setor.

A mesma evolução ocorreu com relação ao número de Usafas, com salto de mais de 80%. Em 2012, eram 16 equipamentos deste tipo. Após a inauguração das Usafas Princesa, Noêmia e Guilhermina, a Cidade passou a contar com 30 unidades.

Confira o endereço das 30 Usafas:

1 - Usafa Aviação - Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, nº2929
2 - Usafa Boqueirão - Av. Pres. Kennedy, nº 918 Boqueirão
3 - Usafa Mirim - Av. dos Sindicatos, nº 635 – Mirim
4 - Usafa Tupi - Rua Meinacós, nº 95 – Tupi
5 - Usafa Aloha - Rua Zenji Sasaki, nº 269- Nova Mirim
6 - Usafa Anhanguera - Rua Josefa Alves de Siqueira, nº 649 – Anhanguera
7 - Usafa Antártica - Av. dos Trabalhadores 3801 – Antártica
8 - Usafa Caiçara - Rua Mathilde de Azevedo Setubal nº 630 – Caiçara
9 - Usafa Esmeralda - Rua Menotti Del Picchio, altura do n° 179
10 - Usafa Forte - Av. Rio Branco, nº 562 – Forte
11 - Usafa Guaramar - Av. dos Trabalhadores, nº 1717 – Glória
12 - Usafa Maracanã - Rua Cesar Rodrigues Reis, 850 – Maracanã
13 - Usafa Melvi - Rua João Caetano, nº 101 – Melvi
14 - Usafa Mirim II - Rua Nossa Senhora da Conceição, nº 400
15 - Usafa Ocian - Rua José Jorge, 521 – Ocian
16 - Usafa Quietude - Rua Rui Manoel Sampaio Seabra Pereira, nº 500
17 - Usafa Real - Rua das Begônias, nº 453 – Real
18 - Usafa Ribeirópolis - Rua Esmeraldo Tarquínio nº 471 – Ribeirópolis
19 - Usafa Esmeralda II - Av. Hugo de Carvalho Ramos, 1521 – Esmeralda
20 - Usafa Samambaia - Av. das Araucárias nº 181 – Samambaia
21 - Usafa Santa Marina - Rua Particular, 598 – Anhanguera
22 - Usafa São Jorge - Av. dos Trabalhadores, nº 4242 – Antártica
23 - Usafa Solemar - Av. Pres. Kennedy, nº 19726 – Solemar
24 - Usafa Sítio do Campo - Rua Maria Luiza Lavalle, nº 68 - Sítio do Campo
25 - Usafa Tupiry - Rua Idelfonso Galeano, nº 368 – Tupiry
26 - Usafa Vila Alice - Rua Renata Câmara Agondi, nº 46 – Anhanguera
27 - Usafa Vila Sônia - Rua Antônio Cândido da Silva nº 1075 - Vila Sônia
28 - Usafa Princesa - Rua Vergílio Gabriel de Siqueira. – Bairro Princesa
29 - Usafa Noêmia -Av. Pres. Kennedy, 4960 - Bairro Tupi
30 - Usafa Guilhermina-Av. Pres. Kennedy, 2100 - Bairro Guilhermina.