Agendamento online para atendimento presencial na Prefeitura está mais rápido e fácil

Confirmação de agendamento feita por telefone reduziu o número de faltas

Por Maria Souza | 13/6/2022

A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Praia Grande (Sefin) oferece atendimento presencial agendado. O serviço foi implantado com a intenção de agilizar o cotidiano dos munícipes, que podem marcar a data e horário de sua preferência para comparecer no Paço. Com a alta procura, o serviço está sendo ampliado com mais atendentes e, com isso, o portal disponibiliza diversas datas próximas para agendamento.

Para agendar, basta entrar no site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br), acessar a aba ‘Serviços Online’ e clicar na opção ‘Atendimento Presencial Agendamento – Sefin’. O link direto de agendamento pode ser solicitado através do WhatsApp da Sefin (13) 3496-2275.

Após escolher a opção de agendamento, são solicitados os dados pessoais do munícipe para identificação (de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD - Nº. 13.709/18) e em seguida é possível escolher data e horário. Depois, basta escolher o serviço que deseja realizar presencialmente.

O agendamento pode ser realizado para atendimentos presenciais da Prefeitura de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos), das 9 às 16 horas. Pensando em reduzir o número de faltas, a Sefin liga para contribuintes para confirmar o atendimento. Além disso, pede que munícipes cancelem ou remarquem o agendamento em casos de desistência. Para isso, basta chamar no WhatsApp 3496-2275 e escolher as opções do menu: “10 - Outros Assuntos” e depois, “2 - Cancelamento/Reagendamento do atendimento presencial”.

De acordo com o secretário de Finanças, Cristiano Mola, o agendamento é um sucesso desde que foi implantado e, por isso, a Prefeitura está ampliando e agilizando o serviço. “O sucesso do atendimento agendado é devido a praticidade e eficiência. O contribuinte chega no horário marcado e, após se identificar na recepção, já é atendido, tudo de forma rápida e sem burocracia. Mas é importante reforçar que caso a pessoa não possa comparecer por qualquer motivo, deve cancelar, deixando o horário livre para outro munícipe”.

Serviços – Podem ser agendados serviços municipais diversos, como atualização cadastral do carnê de IPTU, parcelamento de débitos, solicitação de desconto ou isenção de IPTU, emissão de 2ª via COSIP, certidão negativa ou positiva de débitos imobiliários, emissão de certidão valor venal, emissão Guia ITBI, emissão de alvará de exercícios anteriores, extratos de débitos imobiliários e diversos serviços às empresas, autônomos, feirantes e ambulantes.