Praia Grande destina sete novos desfibriladores para atendimento de Urgência e Emergência
Equipamentos ficarão nas UPAs Quietude e Samambaia e com o Samu
19/7/2022

Colaboração Rodrigo Herrero
A Prefeitura de Praia Grande continua trabalhando para aprimorar o atendimento de saúde. O Município conta agora com sete novos desfibriladores-monitores com marca-passo e carrinho de emergência. Esses modernos equipamentos serão utilizados para reforçar o atendimento de Urgência e Emergência na Cidade.
O desfibrilador é usado em casos de arritmia ou parada cardiorrespiratória, restabelecendo os batimentos normais do coração. O conjunto possui ainda monitor de frequência cardíaca e oxímetro, que mede o nível de oxigênio no sangue. “Com o desfibrilador a gente consegue estabilizar o paciente em parada cardíaca. Esses equipamentos vão nos ajudar a salvar muitas vidas”, afirma a subsecretária de Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar de Praia Grande, Fabiana Dourado.
Foi entregue também o carrinho de emergência, uma estrutura móvel que reúne uma série de equipamentos, fármacos e outros materiais, indispensáveis para a reanimação cardiorrespiratória. Outro destaque é o marca-passo, item fundamental num primeiro atendimento de paciente com problema cardíaco severo.
“O aparelho possui um marca-passo transcutâneo, ideal para uma situação em que o paciente tem bradicardia grave (batimento muito lento), pois o marca-passo pode estabilizar momentaneamente o paciente”, destaca o secretário-adjunto da subsecretaria de Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar, Luiz Carlos dos Santos.
Três desses kits foram entregues na UPA Samambaia, outros três já estão em uso na UPA Quietude. O sétimo ficará em uma das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), auxiliando os atendimentos emergenciais da equipe no próprio local da ocorrência. Os equipamentos foram doados pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
“A aquisição desses equipamentos é muito importante para a assistência da população de Praia Grande e demonstra os esforços da municipalidade visando sempre o aprimoramento e o melhor acolhimento dos nossos pacientes”, afirma o secretário de Saúde Pública praia-grandense, Cleber Suckow Nogueira.
Urgência e emergência – O atendimento de urgência e emergência em Praia Grande contempla o Hospital Irmã Dulce, a Porta de Entrada de Urgência e Emergência do Hospital (PS Central), as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos Bairros Samambaia e Quietude e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que possui três bases descentralizadas na Cidade, distribuídas nos Bairros Boqueirão, Quietude e Samambaia.
A Prefeitura de Praia Grande continua trabalhando para aprimorar o atendimento de saúde. O Município conta agora com sete novos desfibriladores-monitores com marca-passo e carrinho de emergência. Esses modernos equipamentos serão utilizados para reforçar o atendimento de Urgência e Emergência na Cidade.
O desfibrilador é usado em casos de arritmia ou parada cardiorrespiratória, restabelecendo os batimentos normais do coração. O conjunto possui ainda monitor de frequência cardíaca e oxímetro, que mede o nível de oxigênio no sangue. “Com o desfibrilador a gente consegue estabilizar o paciente em parada cardíaca. Esses equipamentos vão nos ajudar a salvar muitas vidas”, afirma a subsecretária de Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar de Praia Grande, Fabiana Dourado.
Foi entregue também o carrinho de emergência, uma estrutura móvel que reúne uma série de equipamentos, fármacos e outros materiais, indispensáveis para a reanimação cardiorrespiratória. Outro destaque é o marca-passo, item fundamental num primeiro atendimento de paciente com problema cardíaco severo.
“O aparelho possui um marca-passo transcutâneo, ideal para uma situação em que o paciente tem bradicardia grave (batimento muito lento), pois o marca-passo pode estabilizar momentaneamente o paciente”, destaca o secretário-adjunto da subsecretaria de Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar, Luiz Carlos dos Santos.
Três desses kits foram entregues na UPA Samambaia, outros três já estão em uso na UPA Quietude. O sétimo ficará em uma das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), auxiliando os atendimentos emergenciais da equipe no próprio local da ocorrência. Os equipamentos foram doados pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
“A aquisição desses equipamentos é muito importante para a assistência da população de Praia Grande e demonstra os esforços da municipalidade visando sempre o aprimoramento e o melhor acolhimento dos nossos pacientes”, afirma o secretário de Saúde Pública praia-grandense, Cleber Suckow Nogueira.
Urgência e emergência – O atendimento de urgência e emergência em Praia Grande contempla o Hospital Irmã Dulce, a Porta de Entrada de Urgência e Emergência do Hospital (PS Central), as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos Bairros Samambaia e Quietude e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que possui três bases descentralizadas na Cidade, distribuídas nos Bairros Boqueirão, Quietude e Samambaia.