Praia Grande amplia acesso à informações sobre atendimentos da Saúde
Usuários podem pesquisar fila de consultas, exames e procedimentos pelo site e telefone
Por Aline Gomes | 26/7/2022

Colaboração Rodrigo Herrero
Praia Grande continua trabalhando para dar maior transparência nas informações e processos para os munícipes. Para isso, a Prefeitura disponibilizou o acesso pela internet e pelo telefone à posição na fila de consultas, exames e procedimentos na rede municipal de Saúde.
Quem quiser saber por telefone pode entrar em contato com o Acolhe PG. A pessoa deverá ligar para o número 162 e digitar a opção 3. Em seguida será necessário informar o nome completo ao atendente, que irá passar a posição da pessoa na fila de espera dos serviços de saúde do Município. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos finais de semana e feriados das 8 às 17 horas.
Pela internet, o munícipe deve acessar o site da Prefeitura de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br). Na sequência, clicar no banner ‘Carta de Serviços’; em seguida, no campo pesquisa, coloque ‘lista de espera’ e clique na lupa; clique no resultado; depois, siga as instruções de 1 a 4; é necessário informar o número do cartão SUS. A partir daí o usuário já consegue visualizar todos os procedimentos em aguardo. Com a novidade, na prática, o paciente tem total privacidade para acessar o sistema.
Consultório Informatizado – A utilização da tecnologia na Saúde já vem ocorrendo há alguns anos em Praia Grande. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) desenvolveu a implantação do Consultório Informatizado em módulos e de forma gradativa. As primeiras a receberem o sistema foram as Unidades de Saúde da Família (Usafas). Na sequência, os equipamentos que desenvolvem atendimentos na área das Especialidades Médicas, como o Centro Especializado em Reabilitação (CER), o Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas) e também as clínicas credenciadas passaram a integrar a rede. Por fim, a área hospitalar foi interligada.
O Consultório Informatizado vai além do cumprimento à determinação da Resolução nº 07/16, do Ministério da Saúde, que define o prontuário eletrônico como modelo de informação para registro das ações de saúde na Atenção Básica. No Município, o sistema faz todo o acompanhamento indicando datas e ausências em consultas, requisição e resultados de exames, prescrições de medicamentos, retorno etc.
Acolhe PG – o Acolhe PG atende pacientes que necessitam de transporte para tratamento de saúde, agendamentos e informação sobre consultas e exames, acompanhamento de gestantes de risco, disque amamentação, além do atendimento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da covid-19. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h. O atendimento ocorre pelos telefones 162 e 3496-2281.
Praia Grande continua trabalhando para dar maior transparência nas informações e processos para os munícipes. Para isso, a Prefeitura disponibilizou o acesso pela internet e pelo telefone à posição na fila de consultas, exames e procedimentos na rede municipal de Saúde.
Quem quiser saber por telefone pode entrar em contato com o Acolhe PG. A pessoa deverá ligar para o número 162 e digitar a opção 3. Em seguida será necessário informar o nome completo ao atendente, que irá passar a posição da pessoa na fila de espera dos serviços de saúde do Município. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos finais de semana e feriados das 8 às 17 horas.
Pela internet, o munícipe deve acessar o site da Prefeitura de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br). Na sequência, clicar no banner ‘Carta de Serviços’; em seguida, no campo pesquisa, coloque ‘lista de espera’ e clique na lupa; clique no resultado; depois, siga as instruções de 1 a 4; é necessário informar o número do cartão SUS. A partir daí o usuário já consegue visualizar todos os procedimentos em aguardo. Com a novidade, na prática, o paciente tem total privacidade para acessar o sistema.
Consultório Informatizado – A utilização da tecnologia na Saúde já vem ocorrendo há alguns anos em Praia Grande. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) desenvolveu a implantação do Consultório Informatizado em módulos e de forma gradativa. As primeiras a receberem o sistema foram as Unidades de Saúde da Família (Usafas). Na sequência, os equipamentos que desenvolvem atendimentos na área das Especialidades Médicas, como o Centro Especializado em Reabilitação (CER), o Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas) e também as clínicas credenciadas passaram a integrar a rede. Por fim, a área hospitalar foi interligada.
O Consultório Informatizado vai além do cumprimento à determinação da Resolução nº 07/16, do Ministério da Saúde, que define o prontuário eletrônico como modelo de informação para registro das ações de saúde na Atenção Básica. No Município, o sistema faz todo o acompanhamento indicando datas e ausências em consultas, requisição e resultados de exames, prescrições de medicamentos, retorno etc.
Acolhe PG – o Acolhe PG atende pacientes que necessitam de transporte para tratamento de saúde, agendamentos e informação sobre consultas e exames, acompanhamento de gestantes de risco, disque amamentação, além do atendimento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da covid-19. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h. O atendimento ocorre pelos telefones 162 e 3496-2281.