Ações preventivas, forças tarefas e rondas virtuais são destaques da GCM de PG no 1º semestre

Dados fazem parte de relatório de produtividade da corporação

2/8/2022

Referência na Região, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande tem papel fundamental no sistema de Segurança Pública da Cidade. Um exemplo disso é verificado nos números apontados no relatório gerencial elaborado frequentemente pela corporação. Nos últimos seis meses, foram mais de 9 mil ações preventivas, incluindo forças-tarefas e rondas virtuais realizadas pelas equipes da GCM.

O levantamento traz dados coletados entre janeiro e junho aponta ainda outras informações sobre a produtividade da Guarda Civil Municipal, incluindo dados administrativos como controle da frota e efetivo empregado mensalmente nos plantões, e serve como uma forma de nortear as ações da corporação, tanto internamente como no trabalho operacional.

De acordo com o inspetor-chefe do Departamento de Planejamento e Tecnologia da Secretaria de Assuntos de Segurança (Seasp), Marco Alves dos Santos, o acompanhamento constante destes números possibilita o planejamento das ações da GCM. “O relatório conta com dados estatísticos e nos ajuda a visualizar os resultados, o que precisa ser feito e como fazer da melhor forma”.

Entre os destaques está o número de forças-tarefas realizadas pela Cidade. Esse tipo de operação acontece não apenas em períodos específicos, como feriados e grandes eventos, mas também rotineiramente, de acordo com as demandas identificadas pelo comando da corporação e pela Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp).

Outro número que chama atenção é o de rondas virtuais. Após identificar pontos e situações mais suscetíveis, as equipes do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) realiza rondas com o auxílio das mais de 3 mil câmeras que o Município dispõe. Havendo necessidade, as equipes de patrulhamento são acionadas para verificar e tomar providências. O sistema otimiza e agiliza o atendimento e a solução das demandas existentes na Cidade.

Para o secretário de Assuntos de Segurança do Município, Maurício Vieira Izumi, sempre é preciso levar em consideração que Praia Grande cresce significativamente a cada ano, é o 4º destino mais visitado no Brasil, fazendo com que, consequentemente, a demanda seja grande. "É nítido que a GCM está nas ruas, está fazendo seu trabalho de forma exemplar e com importantes resultados, além de auxiliar na atuação da Polícia Militar, reduzindo os índices criminais da Cidade”.

Atuação - Atualmente, a Guarda Civil praia-grandense conta com 382 integrantes totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo. Graças ao constante investimento da Administração Municipal em equipamentos e capacitação em áreas específicas, a GCM conta com Setor de Proteção Ambiental (Guarda Costeira e Guarda Ambiental), equipes táticas de Rondas Ostensivas com Motos (Romo) e Rondas Ostensiva Municipal (Romu), Canil, além de equipes específicas de Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) e Trânsito (Gtran), além de programas como o Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (Gape).

Além disso, Praia Grande conta com 3.128 câmeras de monitoramento instaladas em vários pontos da Cidade, incluindo ruas e avenidas, viadutos, prédios públicos como escolas, unidades de saúde e sociais, além de equipamentos esportivos, orla da praia e áreas ambientais. Os equipamentos são dotados de modernos softwares como o de reconhecimento de caracteres (cerco eletrônico) e reconhecimento facial que contribuem significativamente na atuação das equipes da GCM.