Sistema para acionar Guarda Civil Municipal pelo site da Prefeitura entra em nova fase

Objetivo é ampliar e agilizar o atendimento da corporação

Por Ludmila Pilipavicius | 12/8/2022

A GCM Online, um sistema de acesso direto da população ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), entrou em uma nova fase antes de ser totalmente implantado. O objetivo é facilitar e agilizar o acionamento das equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), por meio de um link no site da Prefeitura direcionado ao Cicoe.

Recentemente, foram definidas as demandas que poderão ser comunicadas pelo sistema: Animal silvestre encontrado; Morador de rua; Pichação; Desmatamento; Enchente/inundação; Vandalismo; Invasão a prédio público; Pessoa idosa desprotegida/perdida; Criança desprotegida/perdida; e Perturbação de sossego.

O sistema está sendo desenvolvido pelo Departamento de Planejamento e Tecnologia da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e pela empresa de tecnologia responsável por outros sistemas já em funcionamento no Cicoe e as reuniões vêm ocorrendo há alguns meses para acertar os detalhes do recurso.

Atualmente, de acordo com o inspetor-chefe do Departamento, Marco Alves dos Santos, o atendimento ao público no Cicoe é feito apenas pelas linhas telefônicas 199 e 153 e a ideia é que, com o acesso pelo site, o atendimento seja ampliado significativamente. “Pretendemos colocar mais operadores tanto para o atendimento telefônico quanto para o online. Temos uma demanda bem grande e com o acesso pelo site vamos dar mais vazão a esses acionamentos”.

Ele explicou que ao clicar no acesso à GCM pelo site, um formulário será aberto para que a pessoa se identifique e descreva a situação. “Será algo fácil, sem burocracias, justamente para que a pessoa não fique desestimulada”.

Um detalhe importante é que, embora a pessoa necessariamente precise se identificar no sistema, ela pode optar por não ser identificada à equipe que irá atender a ocorrência. Além disso, o solicitante poderá acompanhar o andamento da ocorrência e ainda receberá um protocolo.

Para o inspetor, o sistema será uma importante ferramenta para o comando da GCM e a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) dimensionarem os principais problemas comunicados e as melhores formas de resolvê-los. “Além disso, vai desafogar o atendimento telefônico, melhorando o serviço para a população”.

Tecnologia - O Cicoe foi criado em 2001, ainda em um espaço menor no Paço Municipal. Em 2015, passou por uma ampliação tanto física quanto tecnológica, o que possibilitou a troca dos equipamentos analógicos por um sistema totalmente digitalizado, que já ganhou até prêmio.

Atualmente, são mais de 3 mil câmeras monitoradas no local por meio de modernos softwares como reconhecimento facial e reconhecimento de caracteres.

O local funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município. Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição. Todas as chamadas feitas ao 199 e 153 são atendidas nesta central e direcionadas às equipes de patrulhamento e atendimento de ocorrências.