Expresso Litoral Sul começa dia 26
Idealizado em Praia Grande, transporte será mais ágil e mais barato
Por Tatiana Giulietti | 23/6/2006
Foto Indisponivel
Entra em operação a partir de segunda-feira (26) o Serviço Expresso Litoral Sul, ônibus que servirão a milhares de trabalhadores e estudantes que partem diariamente de Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá aos outros municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. A novidade é a integração feita no Terminal Tatico, em Praia Grande, que permitirá economia de tempo (cerca de 40 minutos) e dinheiro. Dependendo do trajeto, a passagem terá redução de até 23,5% com a tarifa integrada.
A inauguração da Linha 905 EX1 tem início às 6h20 e funcionará diariamente a partir desse horário até às 20h15. Os ônibus, em duas tonalidades de cinza, têm seu maior trajeto na Rodovia Padre Manuel da Nóbrega e param apenas em 12 estações de embarque e desembarque.
São três paradas em Peruíbe (Terminal Rodoviário, João Abel e Gaivotas); cinco em Itanhaém (Centro do Produtor, Centro, Suarão, Flórida Mirim e Agenor de Campos) e três em Mongaguá (Centro e Aguapeú), além do ponto final em Praia Grande, já dentro do Terminal Tático, no Bairro Mirim.
As paradas contam com abrigos duplos ou triplos, bicicletários, piso diferenciado para o deficiente visual e placa de identificação da estação.
Tarifa - Hoje, o usuário que sai de Peruíbe paga R$ 6,50 na Linha 905 TRO, até a divisa de São Vicente e Santos, e gasta aproximadamente 2 horas e 15 minutos no trajeto. Com a nova linha, a passagem custará R$ 4,70 até a integração em Praia Grande e, a partir daí, terá apenas um complemento de tarifa, dependendo do destino escolhido, que poderá ser Santos, São Vicente ou Cubatão.
“Qualquer que seja a cidade escolhida, a tarifa não vai ultrapassar R$ 6,50”, garante o chefe do Departamento de Transporte de Praia Grande, Claudenir de Barros Carneiro. “Antes da inauguração da 905 EX1, denominação do Expresso Litoral Sul, o usuário tinha de pagar R$ 6,50 e mais a tarifa integral de outra linha para chegar a seu destino, totalizando, por exemplo, R$ 8,50, se deixasse Peruíbe em direção ao Hospital Guilherme Álvaro, em Santos”.
O tempo de percurso cai para 1h35, aproximadamente. O intervalo para a passagem dos ônibus será de cerca de 1h40. Claudenir Carneiro explica que a antiga linha entra em todos municípios do percurso, percorrendo os principais bairros. “Como o Expresso Litoral Sul só passará pela rodovia e suas marginais, o tempo será bem menor”.
Inicialmente, cerca de 250 passageiros/dia devem utilizar a linha. “Com a divulgação de todas as vantagens, um número maior de pessoas deve migrar da 905 TRO para a 905 EX1”.
Tecnologia – Os novos ônibus são mais confortáveis, silenciosos e com piso rebaixado. Permitem a integração somente com o Cartão Transporte, que é passado nas catracas inteligentes.
“São elas que calculam, com o sistema GPS (Global Position System), a quilometragem entre o embarque e o desembarque. Para isso, há duas catracas. Quando o usuário passa pela segunda, é descontado o valor correspondente ao trajeto percorrido”, explica Claudenir Carneiro.
Milhares de cartazes serão afixados nos terminais rodoviários e a mesma quantidade de panfletos será distribuída a todos os usuários de transporte já a partir desta semana para explicar o novo sistema.
Nos informativos, há os valores das novas tarifas de acordo com cada trajeto. Claudenir Carneiro comenta que os moradores residentes no Litoral Sul também têm a opção de fazer o trajeto em ônibus rodoviário, mas com tarifa de R$ 13,00.
Veja na tabela a seguir, como ficam outras tarifas, partindo do Terminal de Peruíbe e pagando R$ 4,70 até o Terminal Tatico em Praia Grande:
- para o Jardim Rio Branco, em São Vicente: complemento de R$ 0,90;
- para o Bairro Ponta da Praia, em Santos: R$ 1,80;
- para o centro de Cubatão: R$ 1,80.’
Confira outras tarifas cobradas entre os municípios do Litoral Sul:
- de Peruíbe a Itanhaém: R$ 2,25;
- de Itanhaém a Mongaguá: R$ 2,60;
- de Mongaguá a Praia Grande: R$ 2,25.
Metropolização - Quando o prefeito Alberto Mourão inaugurou o novo sistema com o governador Cláudio Lembo, em maio, declarou que o principal objetivo de melhorar as condições de transporte da população foi cumprido. O prefeito ressaltou a busca de soluções pensando na região e não apenas nos interesses unitários de cada município. “Conquistamos, com isso, um avanço na metropolização. Os benefícios deste novo serviço não atingirão apenas os munícipes de Praia Grande, mas também de outras cidades.”
Praia Grande foi pioneira na integração das linhas municipais com as intermunicipais e na utilização do cartão transporte (CT). Para o secretário de Trânsito e Transporte (Setransp) de Praia Grande, Antonio Freire de Carvalho, a população desfrutará de outras benfeitorias. “No decorrer da Linha Expressa serão disponibilizados bicicletários; ou seja, o cidadão poderá acessar as novas paradas vindo de bicicleta de sua casa; deixa o veículo no abrigo enquanto se dirige a outro município e o pega na volta, com toda a segurança”.
Cada abrigo com bicicletário, em módulos de concreto, deve custar, no máximo, R$ 10 mil. Segundo Freire, para que todo o sistema funcione, cada cidade beneficiada terá de adaptar seus sistemas municipais, de forma a transportar os passageiros até as estações de embarque.
O estudo que gerou o projeto foi elaborado por técnicos dos quatro municípios sob a coordenação Setransp e apresentado à EMTU pela Cidade em 28 de junho de 2005.
A inauguração da Linha 905 EX1 tem início às 6h20 e funcionará diariamente a partir desse horário até às 20h15. Os ônibus, em duas tonalidades de cinza, têm seu maior trajeto na Rodovia Padre Manuel da Nóbrega e param apenas em 12 estações de embarque e desembarque.
São três paradas em Peruíbe (Terminal Rodoviário, João Abel e Gaivotas); cinco em Itanhaém (Centro do Produtor, Centro, Suarão, Flórida Mirim e Agenor de Campos) e três em Mongaguá (Centro e Aguapeú), além do ponto final em Praia Grande, já dentro do Terminal Tático, no Bairro Mirim.
As paradas contam com abrigos duplos ou triplos, bicicletários, piso diferenciado para o deficiente visual e placa de identificação da estação.
Tarifa - Hoje, o usuário que sai de Peruíbe paga R$ 6,50 na Linha 905 TRO, até a divisa de São Vicente e Santos, e gasta aproximadamente 2 horas e 15 minutos no trajeto. Com a nova linha, a passagem custará R$ 4,70 até a integração em Praia Grande e, a partir daí, terá apenas um complemento de tarifa, dependendo do destino escolhido, que poderá ser Santos, São Vicente ou Cubatão.
“Qualquer que seja a cidade escolhida, a tarifa não vai ultrapassar R$ 6,50”, garante o chefe do Departamento de Transporte de Praia Grande, Claudenir de Barros Carneiro. “Antes da inauguração da 905 EX1, denominação do Expresso Litoral Sul, o usuário tinha de pagar R$ 6,50 e mais a tarifa integral de outra linha para chegar a seu destino, totalizando, por exemplo, R$ 8,50, se deixasse Peruíbe em direção ao Hospital Guilherme Álvaro, em Santos”.
O tempo de percurso cai para 1h35, aproximadamente. O intervalo para a passagem dos ônibus será de cerca de 1h40. Claudenir Carneiro explica que a antiga linha entra em todos municípios do percurso, percorrendo os principais bairros. “Como o Expresso Litoral Sul só passará pela rodovia e suas marginais, o tempo será bem menor”.
Inicialmente, cerca de 250 passageiros/dia devem utilizar a linha. “Com a divulgação de todas as vantagens, um número maior de pessoas deve migrar da 905 TRO para a 905 EX1”.
Tecnologia – Os novos ônibus são mais confortáveis, silenciosos e com piso rebaixado. Permitem a integração somente com o Cartão Transporte, que é passado nas catracas inteligentes.
“São elas que calculam, com o sistema GPS (Global Position System), a quilometragem entre o embarque e o desembarque. Para isso, há duas catracas. Quando o usuário passa pela segunda, é descontado o valor correspondente ao trajeto percorrido”, explica Claudenir Carneiro.
Milhares de cartazes serão afixados nos terminais rodoviários e a mesma quantidade de panfletos será distribuída a todos os usuários de transporte já a partir desta semana para explicar o novo sistema.
Nos informativos, há os valores das novas tarifas de acordo com cada trajeto. Claudenir Carneiro comenta que os moradores residentes no Litoral Sul também têm a opção de fazer o trajeto em ônibus rodoviário, mas com tarifa de R$ 13,00.
Veja na tabela a seguir, como ficam outras tarifas, partindo do Terminal de Peruíbe e pagando R$ 4,70 até o Terminal Tatico em Praia Grande:
- para o Jardim Rio Branco, em São Vicente: complemento de R$ 0,90;
- para o Bairro Ponta da Praia, em Santos: R$ 1,80;
- para o centro de Cubatão: R$ 1,80.’
Confira outras tarifas cobradas entre os municípios do Litoral Sul:
- de Peruíbe a Itanhaém: R$ 2,25;
- de Itanhaém a Mongaguá: R$ 2,60;
- de Mongaguá a Praia Grande: R$ 2,25.
Metropolização - Quando o prefeito Alberto Mourão inaugurou o novo sistema com o governador Cláudio Lembo, em maio, declarou que o principal objetivo de melhorar as condições de transporte da população foi cumprido. O prefeito ressaltou a busca de soluções pensando na região e não apenas nos interesses unitários de cada município. “Conquistamos, com isso, um avanço na metropolização. Os benefícios deste novo serviço não atingirão apenas os munícipes de Praia Grande, mas também de outras cidades.”
Praia Grande foi pioneira na integração das linhas municipais com as intermunicipais e na utilização do cartão transporte (CT). Para o secretário de Trânsito e Transporte (Setransp) de Praia Grande, Antonio Freire de Carvalho, a população desfrutará de outras benfeitorias. “No decorrer da Linha Expressa serão disponibilizados bicicletários; ou seja, o cidadão poderá acessar as novas paradas vindo de bicicleta de sua casa; deixa o veículo no abrigo enquanto se dirige a outro município e o pega na volta, com toda a segurança”.
Cada abrigo com bicicletário, em módulos de concreto, deve custar, no máximo, R$ 10 mil. Segundo Freire, para que todo o sistema funcione, cada cidade beneficiada terá de adaptar seus sistemas municipais, de forma a transportar os passageiros até as estações de embarque.
O estudo que gerou o projeto foi elaborado por técnicos dos quatro municípios sob a coordenação Setransp e apresentado à EMTU pela Cidade em 28 de junho de 2005.