Música vira ferramenta para educador de apoio trabalhar com alunos

Funcionário da EM Juliana Arias escreve letras de canções sobre diferentes temas

Data de publicação: 31/8/2022

O trabalho realizado nas escolas municipais usa, entre diferentes ferramentas, a música. Na EM Juliana Arias Rodrigues de Oliveira, no Bairro Tupiry, o educador de desenvolvimento infanto-juvenil (EDIJ), Jonathan Jesus Lana, faz das canções seu alicerce para atrair a atenção das crianças. A iniciativa colocada em prática na unidade de ensino foi um dos projetos apresentados na 2ª Mostra de Educação Infantil.

Na ocasião, o educador de desenvolvimento infanto-juvenil, acompanhado dos colegas e alunos, fez a apresentação da música “Onde Tudo Começa...” de sua autoria. A canção teve como enredo principal o tema do evento realizado pela Coordenadoria de Educação Infantil da Secretaria de Educação (Seduc). A turma da EM Juliana Arias abriu o cronograma de atividades no período da manhã.

A apresentação emocionou a todos os presentes, inclusive, a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, que assistiu a performance do grupo. Para Lana, o reconhecimento pelo trabalho realizado por ele e os colegas da creche tem sido muito gratificante. “Foi maravilhoso poder compartilhar na Mostra o que fazemos na nossa escola. Com certeza, um momento inesquecível”, afirmou o EDIJ.

De acordo com o funcionário público, a ideia de fazer a música surgiu no momento que recebeu o convite para participar da Mostra de Educação Infantil. Como já tem outras canções de sua autoria voltadas para a área pedagógica chegou a tentar adaptar uma delas. Entretanto, desistiu da ideia e partiu para algo novo. “Foi quando pensei em associar a letra com o tema do evento. E, em casa, em dois dias, estava pronta”.

Com a música, o educador de apoio busca auxiliar no desenvolvimento dos alunos. Por isso, as letras das demais canções focam em temáticas como alimentação saudável, cuidados com a natureza e até mesmo sobre a convivência entre as crianças na creche. “Busco trabalhar com eles de forma lúdica. Para que fique ainda mais prazeroso para eles estar na escola e participar das atividades”, concluiu Lana.

Evento – A apresentação da EM Juliana Arias Rodrigues de Oliveira foi a primeira de um total de 30 projetos compartilhados na 2ª Mostra de Educação Infantil. As iniciativas foram desenvolvidas por professores e educadores de apoio nas escolas municipais. A solenidade da Coordenadoria de Educação Infantil da Seduc abriu a Semana Nacional da Educação Infantil em Praia Grande.

O Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, foi palco da Mostra que ocorreu o dia inteiro. As apresentações foram divididas nas partes da manhã e da tarde e acompanhadas por diretores, supervisores, assistentes de direção e os assistentes técnicos pedagógicos (ATPs).