1º Festival de Basquete tem participação de mais de 100 crianças

Os atletas-mirins praticam a modalidade nas escolinhas de esportes da Prefeitura

Por Pedro Sbravatti | 27/6/2006

O 1° Festival de Basquete de Praia Grande contou com a participação de mais de cem crianças que praticam a modalidade nas escolinhas de esportes organizadas pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel). Para divertir ainda mais os atletas de 8 a 14 anos, os organizadores distribuíram gratuitamente algodão doce, lanches, sucos e brindes. Ao final, todos receberam certificados de participação. De acordo com os organizadores, o evento, realizado no último domingo (25), no Ginásio Magic Paula, Avenida dos Trabalhadores, s/n°, Bairro Antártica, terá sua segunda edição antes do final do ano.

“Esse tipo de evento atrai a criançada para dentro do ginásio e desperta o interesse pelo esporte. Nosso objetivo foi cumprido”, declarou o coordenador da modalidade na Cidade, Oswaldo Pinheiro. “O basquete é um jogo que leva tempo para o aluno atingir um nível adequado de rendimento. Iniciando mais cedo, a oportunidade de crescimento é maior.”

Em menos de um ano, o número de alunos nas escolinhas de basquete cresceu cinco vezes. “No início de 2005, tínhamos apenas 20 alunos cadastrados. Agora já são mais de cem e a procura continua”, destacou o coordenador.

O fenômeno se repetiu com mais intensidade no feminino, onde a Cidade iniciou o trabalho do zero. “Nós não trabalhávamos com as meninas. Atualmente, já montamos inclusive um time de competição que já disputou os Jogos da Juventude”, analisou Oswaldo Pinheiro.

A procura pelas vagas femininas nas escolinhas aumentou consideravelmente após a Cidade ter sediado a primeira Copa Praia Grande de Basketball Feminino, em março último. Grandes equipes do cenário estadual competiram em solo praiagrandense. O evento contou com a colaboração da ex-jogadora da seleção Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula.

Entre as crianças, o resultado dos jogos disputados durante o festival foi o que menos importou. Michael Jordan Galles da Silva, de 12 anos, que tem o mesmo nome do maior jogador de basquete de todos os tempos, o americano Michael Jordan, não continha a euforia de ter vencido sua partida. “Foi divertido e quero jogar nesses campeonatos mais vezes. Adoro basquete mais que futebol”, destacou o garoto, apressado para entrar mais uma vez na fila do algodão doce.

A mascote da turma era Gabriela Cruz dos Santos, de apenas 7 anos, que mostrava para todos o certificado recebido. “Vou treinar para jogar melhor da próxima vez. Gosto muito de basquete e quero vencer.”

Amistoso – O time feminino de basquete da Associação Atlética Praia Grande (AAPG) venceu a Medicina Lusíada por 26 a 13, no amistoso que fez parte do festival. As meninas contaram com apoio da torcida, que vibrava a cada ponto marcado.

Destaque da partida, a armadora Karla Andressa Murcelli, de 16 anos, ressaltou o empenho das companheiras na luta pela vitória. “Estamos iniciando um trabalho e ainda não temos o entrosamento necessário. Foi importante porque jogamos perante nossa torcida.”

Quem também vibrou com o resultado foi o treinador do time, William Santos Cavalheiro. “Nosso trabalho é a longo prazo. Temos condições de desenvolver essas meninas. No futuro, poderemos contar com um grupo forte para disputar grandes competições.”

Escolinhas - Crianças e jovens de 7 a 18 anos, interessados em participar das escolinhas, devem se dirigir ao Ginásio Magic Paula, ou à Sejel, na Avenida Ministro Marcos Freire, 33.579. Outras informações pelo telefone 3471-4426.

Além da Sejel e da Unicred Litoral Paulista, apóiam a equipe masculina adulto de basquete, as faculdades de Fisioterapia, Odontologia e Educação Física da Unisanta, Farmácia de Manipulação Silvestre, Casa do Encanador, Alpha, Academia O2, Overtime Confecções, Restaurante Pizzaria Di Plaza, Restaurante Terraço Nobre (São Paulo), Roca Cestas Básicas, Supermercado Marfran, Santos Atlético Clube (conhecido como o Clube dos Ingleses) e Construtora Martino.