Servidores participam de treinamento para formação de coalizões comunitárias antidrogas

Iniciativa tem como objetivo reduzir as taxas de consumo de substâncias nos Municípios

Por Beatriz Boturão | 12/9/2022

Foto Indisponivel

Na próxima sexta-feira (16), acontece mais um encontro de Treinamento de Líderes (TOL) para Formação de Coalizões Comunitárias em Praia Grande. O encontro será às 14h, na unidade Caps I (Rua São Bernardo, nº 401, bairro Boqueirão).

Irão participar os servidores da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), representantes do Conselho Municipal Direitos da Criança Adolescente (Cmdca), membros do Conselho Tutelar, voluntários e colaboradores que formam a Coalizão PG.

A iniciativa, promovida pela Associação Pró Coalizões Comunitárias Antidrogas do Brasil, afiliada à Cadca (Community AntiDrug Coalitions of America), tem o objetivo de reduzir significativamente os índices de uso de substâncias psicoativas como drogas ilegais e álcool nos Municípios, contando com o apoio de pessoas que podem criar uma rede de proteção e conscientização junto à população.

Por meio da formação e treinamento desses representantes de diferentes setores da sociedade, é possível replicar o que foi aprendido sobre o tema e desenvolver planos, políticas e estratégias capazes de reduzir as taxas de consumo de substâncias dentro das comunidades.

Segundo Ronaldo Neviton, líder do Coalizão PG, a ideia da iniciativa é sempre trabalhar a prevenção. “A finalidade desses encontros é dar oportunidade aos servidores públicos, pessoas do terceiro setor e representantes de comunidades, para treiná-los a fim de formar uma estratégia de prevenção primária na cidade. O objetivo final é conseguir proteger ao máximo as crianças e adolescentes do uso dessas substâncias”, disse.