Semana de Combate à Homofobia de PG promove palestras voltadas aos servidores

Evento é destinado principalmente aos profissionais da área da Saúde

Data de publicação: 15/9/2022

A Prefeitura de Praia Grande, por meio das secretarias de Administração (Sead) e Saúde Pública (Sesap), realiza a primeira Semana de Combate à Homofobia. O objetivo é capacitar e orientar os servidores sobre assuntos relativos a gênero, sexualidade e outros relacionados à área da Saúde. A abertura acontece na próxima segunda-feira (19), às 18 horas, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

O evento ocorre nos termos da Lei Municipal 1.372, de 21 de agosto de 2007 e contará com uma série de palestras voltadas aos servidores da Saúde e também Educação e Assistência Social.

Na segunda-feira (19), o tema da palestra será Direito à Diversidade: O que eu tenho a ver com isso? "Desmistificando Conceitos", com a presença da advogada, Amanda de Aquino Mesquita Souza, que é feminista, empresária, sócia-fundadora do escritório Garbellini & Mesquita e do GM Coworking Space, especialista em direito da mulher e direito homoafetivo, presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB Praia Grande, vice-presidenta da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Praia Grande, Coordenadora do Núcleo das Mulheres Empreendedoras na ACEPG e Promotora Legal Popular; além de representantes da Ong Mães pela Diversidade, que reúne mães e pais de crianças, adolescentes e adultos LGBTQIA+, criada em 2014 por mães preocupadas com a violência e com o preconceito contra seus filhos gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e mais.

A palestra é aberta a servidores de todas as secretarias, porém as vagas são limitadas e é preciso fazer inscrição pelo link https://tinyurl.com/semanadecombateahomofobia.

Nos dias 20 e 21, a palestra Harmonização e Exame Físico na População Trans é voltada exclusivamente aos profissionais da saúde (médicos, enfermeiros e dentistas) e será realizada na Usafa Noêmia, conforme cronograma elaborado para os servidores. O palestrante é o médico Renato Cesar Vaz Guimarães.

No dia 22, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, também no Auditório Jornalista Roberto Marinho, acontece uma capacitação destinada às diretoras de unidades escolares, unidades sociais, e profissionais da área da Saúde, com o tema "Direito à diversidade – Um panorama Geral sobre Sexualidade e Gênero da Educação à Assistência Social".

A palestra abordará temas como: A visão de cuidador/cuidadora de criança lgbtqia+ e a escola; Experiências com questões de gênero e sexualidade na sala de aula; Direitos sociais (violências, escolaridade, evasão escolar, uso de substâncias, dificuldade de acesso à saúde); Dificuldades das travestis e mulheres trans na região e discussão sobre as dificuldades dos profissionais da assistência em abordar pessoas trans e travestis; dentre outros.

Os palestrantes são a professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Cristiane Gonçalves da Silva; Ana Paula Senhorães e Danny Stazack, representantes da ONG Mães pela Diversidade; a psicóloga clínica e esportiva, Paloma Paula Paulino Melo; a professora, idealizadora do projeto teSER e coordenadora do movimento Promotoras Legais Populares de Praia Grande, Bruna Monte, e a psicóloga e coordenadora do movimento Promotoras Legais Populares de Praia Grande, Juliana Matrone.

As inscrições poderão ser realizadas através dos links https://tinyurl.com/combatehomofobia1 (para o horário das 9 às 12 horas) ou https://tinyurl.com/combatehomofobia2 (para o horário das 14 às 17 horas).