Sesap promove capacitação sobre sífilis para profissionais das Usafas

Mais de 120 técnicos da Atenção Básica participaram do encontro

Data de publicação: 19/9/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande promoveu na manhã desta segunda-feira (19) uma capacitação sobre sífilis voltada aos profissionais da rede de Atenção Básica do Município. O evento ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

Participaram da atividade mais de 120 técnicos, entre médicos, enfermeiros e diretores das Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Cidade. Organizado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Sesap, o treinamento buscou atualizar os servidores a respeito dos protocolos relacionados à sífilis, com especial atenção ao acompanhamento e tratamento da doença em gestantes e nos casos de bebês que nascem com sífilis congênita.

A capacitação foi ministrada pelo médico ginecologista João Carlos Francez, da Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDI) de Santos, e pela pediatra Carolina Marquez da Costa Brites Masutti, do SAE (Serviço de Atenção Especializada) Infantil santista.

Os palestrantes tiraram dúvidas dos participantes e debateram aspectos do dia a dia da rotina na Atenção Básica e que demandam maior atenção nos atendimentos a essa doença. Os profissionais destacaram a importância do acompanhamento da gestante com sífilis durante todo o pré-natal, com exames regulares, e também após o nascimento do bebê, para o bem-estar tanto da mãe quanto da criança.

Referência – Praia Grande possui equipamentos de referência na prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP) do Município disponibiliza preservativos e testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente, além de encaminhar pacientes para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Ambos os equipamentos ficam na Rua Cidade de Santos, 89, 1º andar – Boqueirão. O horário de atendimento para a realização dos testes é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30.

O SAE é referência em Praia Grande, reunindo médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais especializados em HIV/Aids, hepatites, e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

As Usafas da Cidade também oferecem testes rápidos. Basta a pessoa procurar a unidade com o cartão do posto e a equipe de saúde da família vai fazer o acolhimento do paciente e agendar a testagem. E durante o pré-natal, as gestantes realizam os exames necessários para identificar possíveis doenças e recebem o devido acompanhamento da equipe de saúde da família durante toda a gestação.

NEPS – O Núcleo de Educação Permanente em Saúde é um setor da Sesap criado especialmente para a capacitação dos profissionais da Saúde. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.