Mourão recebe título de Bombeiro Honorário

Além do prefeito, apenas oito personalidades foram agraciadas com o prêmio

Por Ana Flávia Scarelli | 3/7/2006

“Este é um reconhecimento à comunidade de Praia Grande”, disse o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, ao receber neste domingo (2), o título de Bombeiro Honorário do Estado de São Paulo. A honraria foi entregue a nove personalidades que se destacaram pelo interesse e dedicação ao salvamento e à prevenção e extinção de incêndios.

A solenidade, em comemoração ao Dia do Bombeiro Brasileiro, contou com a presença do governador do Estado, Cláudio Lembo; do secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho; e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Elizeu Eclair Teixeira Borges.

Programada para o Parque da Independência, junto ao Museu do Ipiranga, na Capital, a cerimônia foi transferida para a sede do Corpo de Bombeiros, junto à Praça da Sé, em função do mau tempo.

Para Mourão, receber o título reforça o compromisso do Município no trabalho conjunto com o Estado. “Levo o título para Praia Grande. É claro que houve vontade política, uma ação pessoal, mas sem o apoio do Legislativo e da comunidade para a liberação desses recursos, não teríamos realizado estas parcerias. Procurei durante meus mandatos aproximar a comunidade da corporação de forma que a gente superasse as dificuldades dentro do Município. Por isso, digo que todas as medalhas e comendas recebidas, são para a comunidade. Foi a comunidade que investiu na parceria com a PM, com os Bombeiros, desde a compra de viaturas e equipamentos, até a construção da sede do Águia, do 45º Batalhão e do novo quartel, que deve estar pronto em janeiro”, afirmou o prefeito.

Parceria – Em Praia Grande, a parceria da Prefeitura com o Corpo de Bombeiros tem sido constante. Prova disso é que o prefeito já havia recebido, em dia 24 de maio, a Medalha do Centenário, comenda outorgada pelo Comando Geral da Polícia Militar a personalidades civis e militares que contribuem com o Corpo de Bombeiros. Em todo o Estado, apenas 18 civis são indicados pela PM a cada ano.

Além de apoiar a corporação custeando combustível e reparos nos veículos, o Município reformou todas as unidades de salvamento da praia e construiu o hangar do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar.

Além disso, em janeiro de 2007, a Cidade deve entregar uma das mais modernas estruturas de salvamento marítimo da Região Metropolitana da Baixada Santista. A sede do 2º Subgrupamento de Bombeiros da Cidade ganhou da Prefeitura projeto arrojado, com equipamentos modernos e locais de treinamento e aprimoramento especialmente voltados para o salvamento aquático.

A sede será construída junto ao calçadão da Praia Mirim, em área localizada na esquina das avenidas Gilberto Fouad Beck e Castelo Branco (orla), no Bairro Mirim. O complexo será destinado à prática do salvamento marítimo no Litoral Sul Paulista e receberá estrutura adequada ao treinamento e capacitação de técnicos na área náutica.

Outro equipamento importante do subgrupamento será um heliponto dotado de local para abastecimento de aeronaves, que auxiliará no resgate e pronto atendimento a vítimas de acidentes no mar. O projeto prevê ainda a instalação de estacionamento interno para os jet-skis e para os demais veículos da unidade militar.

Reconhecimento – Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Praia Grande, primeiro-tenente Marcos Almir Albuquerque Oliveira, o título de Bombeiro Honorário é uma honraria concedida às autoridades que contribuem para a parceria bombeiro-município. “Praia Grande tem sido excelente no trabalho conjunto e por isso é alvo de comentários positivos em todas as reuniões da corporação. Nós, enquanto representantes da Cidade junto ao Comando, sempre destacamos as atividades e quanto o Município tem contribuído para que a parceria permaneça vigente”.

O tenente Albuquerque Oliveira frisou ainda que para ser indicada ao prêmio, a autoridade deve contribuir efetivamente. “Nós, comandantes de postos, somos consultados e passamos as informações para o Comando. E a ajuda de Praia Grande, durante todo o ano, é notória”.

As comemorações ao Dia do Bombeiro começaram às 8h30, com a largada da prova de pedestrianismo 10ª Corrida Bombeiros Corpore. A festa contou ainda com desfile com homens e viaturas do Corpo de Bombeiros e exposição de equipamentos, além de estandes de orientação sobre temas preventivos.

Também receberam o título, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o ex-vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, Álvaro Lazzarini; o prefeito de Taquaritinga, José Paulo Delgado Júnior; o prefeito de Porto Ferreira, Maurício Sponton Rasi; o juiz de direito da 4ª Vara Criminal de São José do Rio Preto, Emílio Migliano Neto; o ex-prefeito de Mogi Guaçu e secretário de Emprego e Relações de Trabalho, Walter Caveanha; o presidente do Conselho Curador da Fundação Conrado Wessel, Antônio Bias Bueno Guillon; e o diretor presidente da Equitron Automação e professor da Escola de Engenharia de São Carlos (USP), José Guilherme Sabe.