Praia Grande amplia a oferta de vacinas aos sábados no Cemas

Local funcionará como polo de vacinação das 9 às 15 horas

Por Aline Gomes | 30/9/2022



Colaboração Rodrigo Herrero

Com o objetivo sempre de garantir o acesso da população à saúde, a Prefeitura de Praia Grande está ampliando as vacinas ofertadas aos sábados no Cemas (Rua Thomé de Souza, 1313, Bairro Aviação). O local, que já estava disponibilizando os imunizantes contra a poliomielite, covid-19 e gripe, passará a oferecer também as vacinas de rotina do calendário anual de vacinação. O polo abre neste sábado (1º) das 9 às 15 horas já nesse novo formato.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação foi prorrogada até 31 de outubro e o Município segue ofertando as vacinas de rotina no Cemas aos sábados e, de segunda a sexta, das 9 às 16 horas, nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas). É necessário levar o documento da criança ou adolescente e a caderneta de vacinação para que os profissionais avaliem a necessidade ou não de aplicação de alguma dose.

“Estamos ampliando o acesso à vacinação para possibilitar às pessoas que trabalham durante a semana e não conseguem levar seus filhos nas Usafas, possam fazê-lo aos sábados no Cemas. É uma ótima oportunidade para colocar a vacinação em dia e prevenir inúmeras doenças”, afirma a subsecretária de Atenção à Saúde de Praia Grande, Bruna Renó.

Covid-19 – A vacinação contra a covid-19 prossegue normalmente aos sábados. O Município continua ofertando a primeira dose da vacina contra a covid-19 para crianças maiores de 3 anos. Para a vacinação, é fundamental que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsável legal e apresentar a documentação necessária:

- Documento de identidade do responsável;
- Comprovante de residência em nome do responsável;
- Documento de identidade da criança (RG ou certidão de nascimento);
- Caderneta de vacinação da criança;
- Cartão do SUS da criança;
- CPF da criança (se possuir);
- Documento que comprove a comorbidade ou deficiência (quando for o caso);
- Pré-cadastro no site http://vacinaja.sp.gov.br (preferencialmente).

Demais grupos – A quarta dose da vacina contra a covid-19 continua disponível para as pessoas acima de 18 anos. É necessário ter tomado a terceira dose há, no mínimo, quatro meses. Já a terceira dose está disponível para maiores de 12 anos de idade, desde que tenham recebido a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. É preciso levar o comprovante de vacinação, além de documento pessoal e comprovante de residência.

Gripe – A vacinação contra a gripe permanece disponível a todos os munícipes a partir dos seis meses de idade e o imunizante será oferecido enquanto durarem os estoques.

As pessoas que tiveram covid-19 devem esperar 14 dias após a cura para se vacinar contra a gripe. Os que tiveram dengue, chikungunya ou outra arbovirose devem respeitar o intervalo de 28 dias após a cura para tomarem a vacina contra a influenza.

Usafas – De segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) continuam realizando normalmente as vacinações de rotina, covid-19 e gripe.